Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8GAMUK
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Dos saberes teóricos aos saberes da ação: a construção de concepções e práticas alfabetizadoras
Authors: Ercileia Batista do Espirito Santo
First Advisor: Marildes Marinho da Silva
First Referee: Sara Mourao Monteiro
Second Referee: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Abstract: O objetivo principal desta pesquisa é analisar os processos de mobilização e de apropriação de saberes teóricos por parte do alfabetizador, na sua prática de sala de aula. Mais especificamente, pretende-se identificar quais saberes os alfabetizadores mobilizam para conduzir suas ações pedagógicas; identificar as possíveis origens ou condicionantes desses saberes; analisar as concepções de alfabetização subjacentes aos materiais didáticos e às interações com os alunos em sala de aula; e na trajetória de formação desses profissionais; analisar o processo de formação em serviço; analisar o papel do professor-formador, nas suas estratégias de escuta e de acompanhamento do trabalho pedagógico; refletir sobre a pesquisa na área da educação como uma possibilidade de troca de saberes entre pesquisador-pesquisado. Os principais referenciais teóricos da pesquisa se apóiam em Tardif, Perrenoud, Liston e Zeichner, Shön, para analisar as questões relacionadas aos saberes docentes e sua formação. Anne-Marie Chartier, Soares, Piaget, Ferreiro, Teberosky, Silva dentre outros para analisar as questões relativas aos sabres docentes ligados a alfabetização. A metodologia utilizada teve como base os princípios da pesquisa colaborativa de acordo com a perspectiva de Ibiapina (2008). Foram realizadas observações, conversas informais, entrevistas, registradas em gravações e no diário de campo como alguns dos principais instrumentos de coletas de dados. Os resultados obtidos apontam para a compreensão de que as professoras precisam de auxílio para reconstruir concepções e práticas de alfabetização. Apenas a aprendizagem de concepções teóricas, distantes do fazer, não possibilita estabelecer relações entre o que se aprende na faculdade e o que se faz nas salas de aula. Perceberam-se claramente falhas na formação do professor alfabetizador e foi possível concluir que é possível superar esses problemas de formação na aproximação dos saberes teóricos com os saberes da prática. Esta pesquisa revelou a importância de um trabalho conjunto entre pesquisadores e professores de maneira a conduzir os professores à autonomia para conceber e refletir sobre a própria prática e ser capaz não apenas de compreender as teorias de alfabetização, mas de relacioná-las às ações num processo contínuo de reflexão na ação e sobre a ação, agindo por conhecimento e com fundamento.
Abstract: This research aims to analyze the process of mobilization and appropriation of theoretical knowledge by the literacy educator in its classroom practice. In addition, it is necessary to know, more specifically, which knowledge these educators use to guide their pedagogical practices; identify the origins and possible limitations of their knowledge; analyze the conceptions of literacy underlying learning materials used and the interactions with students; the education trajectories of these professionals; to analyze the process of in-service training; examine the role of the teacher-trainer concerning their strategies for listening and monitoring of the pedagogical work; reflect on research in education as an opportunity for exchange of knowledge between researcher and researched. The main theoretical frame is based on Tardif, Perrenoud, Liston and Zeichner, Shön, in order to analyze the issues concerning teacher knowledge and training. In order to analyze issues related to teacher knowledge and literacy Anne-Marie Chartier, Soares, Piaget, Ferreiro, Teberosky, and Silva, among others were researched. The methodology was based on the principles of collaborative research in accordance with Ibiapinas view (2008). This work was done based on observations, informal conversations, interviews, recordings and notes recorded in a field diary as some of the main instruments of data collection. The results point to the understanding that teachers need help to rebuild concepts and practices of literacy. The learning of theoretical concepts without the chance of doing is not enough to establish the relation between what is learned in college and what is actually done in the classroom. Gaps in literacy teacher training were found and it was detected that it is possible to overcome these problems in training when the gap between theoretical and practical knowledge is reduced. This research revealed the importance of collaborative work between researchers and teachers to guide the teachers to design and reflect on their own practice in an autonomous way. In addition, teachers have to be able not only to understand the theories of literacy but also to relate them to actions in a continuous process of reflection during and about their action, so they can be guided by knowledge and solid foundation.
Subject: Educação
Alfabetização
Professores Formação
Prática de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8GAMUK
Issue Date: 20-Aug-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___ercil_ia_batista_do_esp_rito_santo.pdf2.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.