Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8GGMSY
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Arnaldo de Moura Vaz da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arthur Eugenio Quintao Gomes | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silvania Sousa Nascimento | pt_BR |
dc.creator | Cristiane Speziali Menegazzi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T10:14:45Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T10:14:45Z | - |
dc.date.issued | 2003-05-15 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8GGMSY | - |
dc.description.resumo | Apresentamos o resultado de nossa investigação sobre ensino-aprendizagem no zoológico segundo a visão de professores de ciências. Participaram da nossa investigação 23 professores de ciências, escolhidos aleatoriamente, no momento em que iniciavam a visita ao Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte. Optamos primeiramente por observar o desenvolvimento da visita desses professores com seus alunos no intuito de obter exemplos concretos de suas ações; tais exemplos serviram como subsídios para a entrevista, realizada logo após a visita. Para nossa coleta de dados utilizamos planilha de observação e entrevista semi-estruturada. Essa entrevista baseou-se em questionamentos sobre as metodologias de ensino adotadas durante a visita. A riqueza das respostas nos permitiu fazer agrupamentos em categorias. Baseado nesse estudo identificamos dois objetivos dos professores na visita com seus alunos ao zoológico: ensinar ciências e contribuir para a socialização dos alunos. Identificamos também que professores têm uma linguagem própria de ensino no local, revelando riqueza de estratégias de ensino e opiniões pedagógicas ainda pouco exploradas pelas instituições que trabalham com a educação formal e não-formal. Diante da criatividade demonstrada pelos professores ao ensinar no local, percebemos que essas instituições devem proporcionar mais oportunidades para que professores possam manifestar suas opiniões pedagógicas sobre ensino extra-escolar, e tais opiniões devem ser abordadas e discutidas nos cursos de formação de professores. Em síntese, deve haver uma relação dialética entre educadores de escolas e de zoológicos se os objetivos dessas instituições estiverem relacionados com educação extra-escolar e educação para a conservação. Com este estudo esperamos contribuir para a divulgação e valorização dos conhecimentos que professores utilizam para ensinar em zoológicos e outros espaços de educação não-formal. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação: Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O professor e o ensino de Ciências no Jardim Zoológico | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_cristiane_speziali_menegazzi_ufmg.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
dissertacao_cristiane_speziali_menegazzi_ufmg.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
anexo_1_escolares_que_visitam_a_fzb.pdf | 53.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
anexo_2_planilha_observacao_final.pdf | 54.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
anexo_3_quadro_particprofessores_final.pdf | 59.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
anexo_4___escolas_publicas_e_particulares_final.pdf | 48.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
anexo_5_codificacao_visita_recinto_final.pdf | 58.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
anexo_6_itinerario_e_obs_visita_final_corrigido.pdf | 452.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.