Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M4PBS
Type: Tese de Doutorado
Title: Experiência e formação: o fazer teatral nas trajetórias docentes
Authors: Andrea Maria Favilla Lobo
First Advisor: Aracy Alves Martins Evangelista
First Referee: Luciola Licinio de C P Santos
Second Referee: Jose Simoes de Almeida Junior
Third Referee: Santuza Amorim da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Marisa Martins Gama-khalil
Abstract: Este estudo trata da formação de professores e professoras que trabalham com teatro em aulas de arte, nas escolas estaduais do segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, na zona urbana de Rio Branco, Acre. Faz parte do campo de investigação sobre a formação docente e a escolarização do teatro, discutindo tanto as abordagens do teatro escolarizado quanto as possíveis relaçõe entre os espaços de formação, ou seja, a universidade, a escola, o espaço teatral e os processos de socialização desses professores e professoras. O objetivo geral desta pesquisa é Investigar as razões pelas quais os(as) professores(as) de arte das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, que desenvolvem atividade teatrais, se tornaram professores(as) desse campo, identificando e discutindo o seu processo formativo, bem como as concepções que orientam seu trabalho, tomando como referência as teorias do ensino de teatro e as orientações curriculares para a Educação Básica na subárea de teatro. Compreendem-se os aspectos que permeiam as escolhas e preferências dos docentes, a partir da perspectiva teórica de Pierre Bourdieu, de Bernard Lahire e da História Cultural, assim como se discutem os saberes docentes e as concepções de teatro, a partir das trajetórias de formação desses(as) professores(as). A pesquisa divide-se em duas etapas: na primeira etapa, de cunho quantitativo, foram aplicados questionários na população de professores(as) que trabalham com arte nas escolas Estaduais de Educação Básica da zona Urbana de Rio Branco/Acre. Também foram discutidas as concepções presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre os(as) professores(as) de teatro. Na segunda etapa, de cunho qualitativo, foram realizadas três tipos de entrevistas com as professoras selecionadas na primeira parte deste estudo. Os dados foram analisados a partir de categorias construídas posteriormente em relação com o referencial teórico discutido. A categorização possibilitou o levantamento de questões sobre: a identificação com a figura feminina e as escolhas pelo magistério; o saber da experiência nas práticas teatrais escolarizadas e a construção das preferências.
Abstract: This study addresses the training of teachers who work with theater in art classes in schools of the second segment of the State Primary and High School, in the urban area of Rio Branco, capital of the State of Acre. It is part of the field of research on teacher education and schooling in theater, discussing both approaches: theater in school and also the possible relationships between the spaces of education, ie, college, school, theater space and the processes of socialization of these teachers. The main objective of this research is to investigate the reasons why the art teachers of public schools, in elementary and high school, who develop drama activities, became teachers in this field, identifying and discussing the formative process as well as the concepts that guide their work, making reference to the theories of teaching drama and curriculum guidelines for Basic Education in theater Sub-area. Understand the aspects that underlie the choices and preferences of teachers, from the theoretical perspective of Pierre Bourdieu, Bernard Lahire and Cultural History, as well as discussing the teachers knowledge and conceptions of theater, from their training trajectories. The research is divided into two stages: at the first stage, focused on quantity, questionnaires were filled by the population of teachers who work with arts in State Basic Education Schools of the urban zone of Rio Branco, Acre. Also discussed were the concepts present in the National Curriculum on theater teachers. In the second stage, qualitative, there were three types of interviews with teachers selected in the first part of this study. Data were analyzed by categories built later in relation to the theoretical framework discussed. The categorization enabled the raising of issues: the identification with the female figure and the choices for teaching, the knowledge of experience in theatrical practices in school and the construction of preferences.
Subject: Teatro Estudo e ensino
Educação
Professores Formação
Arte Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M4PBS
Issue Date: 17-Dec-2010
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_andr_a_m.f.pdf7.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.