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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Desenvolvimento da aprendizagem sobre estruturas de concreto armado
Autor(es): Elizabeth Vieira Maia
primer Tutor: Oto Neri Borges
primer miembro del tribunal : Gilson Natal Guimarães
Segundo miembro del tribunal: Giuseppe Barbosa Guimaraes
Tercer miembro del tribunal: Sebastiao Salvador Real Pereira
Cuarto miembro del tribunal: Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Resumen: Os currículos em vigência nas universidades brasileiras são baseados na definição do perfil desejado do formando e nas competências que devem ser desenvolvidas durante os cursos. Como estamos interessados em estudar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes de Engenharia Civil no que concerne às disciplinas que constituem a matéria Estruturas, escolhemos descrevê-lo através da evolução das competências nestas disciplinas. O desenvolvimento da aprendizagem pode ser descrito através de estimativas de mudança educacional obtidas através de modelos estatísticos apropriados, como é o modelo de crescimento linear individual. Mas para isto é necessário a construção de métricas para mensurar o construto competência. A família de modelos Rasch foi aplicada para a obtenção de réguas para medir as competências a partir de respostas de testes acadêmicos. As medidas das competências foram ajustadas a modelos hierárquicos lineares permitindo assim descrever o desenvolvimento das competências gerais e específicas dos alunos graduandos em Engenharia Civil sobre as disciplinas da matéria Estruturas. O principal resultado foi a evolução positiva do construto Competência Geral na Matéria Estruturas. Os resultados encontrados para as competências específicas na disciplina de Concreto Armado II mostraram tendências com dinâmicas diferentes, tanto quantitativamente quanto qualitativamente. As trajetórias mostram tendências positivas e negativas. As trajetórias descendentes podem não indicar necessariamente um resultado negativo. Elas podem estar representando tendências anteriores à construção de uma nova competência.
Abstract: The curricula in Brazilian universities are based on the desired profile of the student and the competences to be developed during the course. Since we are interested in understanding the development of engineering students in structural engineering courses, we chose to describe it through the development of competences in these courses. The development of learning can be described by estimates of educational change obtained through appropriate statistical models, as the linear individual growth model. But this fact requires the construction of metrics to measure the construct of competence. The family of Rasch models was applied to obtain "rulers" to measure competences from the responses of academic tests. Measures of competence were fitted to hierarchical linear models describing the development of general and domain-specific competences of Civil Engineering undergraduate students in structural engineering subjects. The main result was the positive development of the general-domain competence in structural engineering subjects. The results for the specific-domain competence in the discipline of Reinforced Concrete Structures II showed trends with different dynamics, both quantitatively and qualitatively. The trajectories show both positive and negative trends. The decreased trajectories may not necessarily indicate a negative result. They may represent trends prior to the construction of a new competence.
Asunto: Engenheiros civis Formação
Concreto armado
Educação
Engenharia Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M5GW2
Fecha del documento: 30-ago-2010
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