Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M7FMJ
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Recepção e uso de material escrito para formação de professor alfabetizador: um estudo de caso da Coleção Instrumentos da Alfabetização
Autor(es): Alessandra Latalisa de Sa
Primeiro Orientador: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Primeiro membro da banca : Antonio Augusto Gomes Batista
Segundo membro da banca: Ceris Salete Ribas da Silva
Terceiro membro da banca: DENISE TRENTO REBELLO DE SOUSA
Quarto membro da banca: ELINE TERESINHA PERES
Resumo: Esta pesquisa situa-se nos campos teóricos do letramento, da alfabetização e do saber docente e visa contribuir para a construção do conhecimento acerca da formação do professor alfabetizador, as apropriações que faz dos textos de formação, sua prática em sala de aula e políticas públicas educacionais. Atualmente, no Brasil, há inúmeras pesquisas cuja temática é a formação de alfabetizadores, as quais enfocam a formação e a incorporação de paradigmas de alfabetização; outras analisam a formação de alfabetizadores considerando as condições de recepção num macro contexto. A finalidade aqui é ampliar tal análise, relacionando a formação de professores alfabetizadores ao uso da Coleção Instrumentos da Alfabetização, elaborada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais em 2005. Busca-se identificar, sob o ponto de vista do professor, as condições de acesso e estudo sobre esse material, o uso que faz, em sala de aula: o que é utilizado, como e por que, além de possíveis impactos. Para tanto, a metodologia empregada baseou-se em observações sistemáticas e prolongadas da prática de alfabetização em sala de aula como também em análise e interpretação que ocorreram, simultaneamente, à coleta, de forma interativa, durante todo o processo de investigação de documentos e de entrevistas. Fundamenta-se, especialmente, esta pesquisa nos estudos sobre paradigmas de alfabetização empreendidos por Soares, Ferreiro e Chartier, formação de professores por Frade e Cardoso, e nas teorias de Schön, Chartier, Huberman e Perrenoud sobre saber docente. Entre as diversas variáveis que reconhecemos significativas para o trabalho do professor, o saber prático ocupou a centralidade no desenvolvimento desta pesquisa. Concluímos que há apropriações parciais de parte da Coleção como um todo e que tal fenômeno depende também da forma como se dá a formação continuada e do contexto específico da rede de ensino. O trabalho do professor no cotidiano da sala de aula não é de vetor único nem transposto diretamente de determinada formação, mas resultado de um processo constante de criação e recriação, construído mediante as informações acadêmicas disponíveis, os programas de formação em oferta, as exigências internas e externas à escola, as trocas entre os companheiros de trabalho, os inúmeros desafios enfrentados em seu trabalho de sala de aula, entre outros aspectos, todos mediados pelos saberes do professor que terminam por definir aquilo que é ensinado, o modo como e quando será ensinado. Numa dimensão mais individual, os professores avaliam, selecionam, usam e modificam as informações disponibilizadas em programas de formação, a partir de sua experiência profissional, principalmente, em função de seu trabalho diário. Considerando a dimensão social do trabalho do professor alfabetizador, indagamos se o contexto de trabalho do profissional, as condições de ensino de cada escola e de cada rede, as necessidades educativas locais estão no foco de atenção dos programas atuais de formação de professor. O grande desafio, neste sentido, é fortalecer o trabalho de profissionais que atuam diretamente nas instituições e que possam desenvolver estratégias de formação que não se esgotam numa política de cursos.
Abstract: This research is situated on the theoretical fields of literacy and of teaching knowledge and aims to contribute to the construction of the knowledge pertaining to the training of the literacy teacher, the appropriations he makes of the training texts, it´s practice in classrooms and educational public policies. Currently, in Brazil, there are innumerous researches whose thematic is the formation of literacy teachers, which focus on the formation and the incorporation of paradigms of literacy; others analyze the formation of literacy teachers considering the conditions of reception on a macro context. The purpose here is to broaden such analysis, relating the formation of literacy teachers to the use of the Coleção Instrumentos da Alfabetização (Instruments of Literacy Teaching Collection), elaborated by CEALE (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita/FAE/UFMG) in 2005. We strive to identify, from the teacher´s point of view, the access and studying conditions of this material, how it is used in the classroom: what is used, how and why, besides possible impacts. For such, the methodology employed was based on systematic and prolonged observations of the practice of literacy teaching in the classroom as well as on the analysis and interpretation that occurred, simultaneously, with the gathering of information, in interactive form, during the whole investigation process of documents and interviews. This research is based, especially, on the studies about paradigms of literacy teaching undertook by Soares, Ferreiro and Chartier; the formation of teachers by Frade and Cardoso, and on the theories of Schön, Chartier, Huberman and Perrenoud about teaching knowledge. During the development of this research, among the many variables that we recognize as meaningful to the teacher´s work, practical knowledge occupied it´s center. During the first phase of data collection, the questions that involve the attention of the researched teacher are determined, especially, by the institutional conditions of the school and of the education network, for instance, the impact of the external evaluations in it´s appropriations. On the second phase, developed with another teacher, in another school, from another network and city, it was called to our attention the incidence of common elements to the works of the two teachers interviewed, especially in relation to (I) recording of collected data by means of evaluations, more specifically the use of charts and abbreviations for the levels of writing of it´s students; (II) evaluations; (III) use of the writing of lists in dictate activities; (IV) practice of daily routine writing on the chalkboard. With the goal of expanding the comprehension about what in fact becomes source material and the kind of use the teachers make of training modules, we accomplished the third phase of investigation, in which the teachers, in distinct times and spaces, discussed and analyzed materials which they produced themselves and used for work with their students, besides the documents elaborated by the school boards of their respective schools or sent to them by the city halls, to, then, in a comparative degree, one teacher analyze the material produced by the other. It was found that the most evident approaches with the Instruments of Literacy Teaching Collection, whose resonance in the work of the teacher seems relative, refer to the demands for organizational actions on the classroom and to the evaluation.
Assunto: Educação
Alfabetização
Professores Formação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M7FMJ
Data do documento: 15-Dez-2010
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