Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MAGJ3
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Entre as proposições teóricas e a prática: o uso da literatura infantil nas escolas municipais de Lagoa Santa
Authors: Virginia de Souza Avila Oliveira
First Advisor: Maria Aparecida Paiva S dos Santos
First Referee: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Second Referee: HERCULES TOLEDO CORREA
Abstract: Esta pesquisa teve como objeto problematizar as práticas pedagógicas que envolvem a literatura no contexto escolar. Como objetivos específicos, pretendeu-se analisar as escolhas das professoras no que se refere às obras literárias infantis, a forma de mediação das profissionais que atuam na biblioteca escolar e como a arte literária se insere em um meio onde o processo de alfabetização é trabalhado sistemática e reflexivamente. O campo de pesquisa contemplou quatro escolas municipais pertencentes ao município de Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte MG, ambiente que tem sido alvo do projeto Alfaletrar, implementado pela professora emérita da UFMG, Magda Soares. Os procedimentos metodológicos se direcionaram para uma pesquisa de cunho qualitativo, em que, primeiramente, buscou-se, por meio de entrevistas, traçar um perfil geral da Rede no que concerne ao uso da literatura. Em seguida, quatro escolas foram selecionadas para se verticalizar o trabalho, na intenção de compreender como as discussões teóricas realizadas pelo grupo, chamado de Núcleo de Alfabetização, concretizam-se no cotidiano escolar. As análises dos dados permitiram verificar que há diferenças significativas no uso da literatura infantil entre as escolas, embora todas participem diretamente dos estudos realizados pelo Núcleo. Os resultados finais sugerem que a biblioteca escolar é um fator essencial para a catalisação e irradiação de saberes, o que interfere diretamente nas práticas pedagógicas que visam ao letramento literário dos alunos
Abstract: The aim of this study is to discuss the pedagogical practices involving literature activities in school. Its main objective is to analyze the choices of appropriate literary works by teachers for their pupils and the contribution of school librarians; moreover, this work examines the role literature plays in an environment where the children literacy is dealt with in a systematic, thought-provoking way. The research field sites were four local schools in the city of Lagoa Santa, within the greater Belo Horizonte, capital of Minas Gerais state; these schools are included in the Alfaletrar project, which was idealized and implemented by UFMG professor Magda Soares. The methodological procedures aimed for qualitative research; firstly, interviews were made so as to try and understand the general practices involving literature used in that city. Then, four schools were selected for in-depth analysis aiming at understanding how the theoretical practices proposed by the Literacy Group are actually carried out in the school routine. The analysis of data reveals that there are significant differences in the way schools adopt children literature activities, although all of them have an active role in the studies carried out by the Literacy Group. The final results seem to suggest that the school library is an essential tool for the students learning process, and it has a direct impact on the pedagogical practices used in the pupils literary literacy
Subject: Leitura
Bibliotecas escolares
Educação
Literatura infanto-juvenil
Educação de crianças
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MAGJ3
Issue Date: 1-Jul-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o.pdf2.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.