Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MAGTG
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O papel da linguagem em uso na sala de aula no processo de apropriação da leitura de crianças e jovens e adultos
Authors: Maira Tomayno de Melo Dias
First Advisor: Maria de Fatima Cardoso Gomes
First Co-advisor: Delaine Cafiero Bicalho
First Referee: Maria Lucia Castanheira
Second Referee: Carlos Henrique de Souza Gerken
Abstract: O presente trabalho visa ampliar a compreensão do processo de apropriação dos sentidos da leitura de crianças e jovens e adultos alfabetizandos a partir da investigação do papel da linguagem em uso nas salas de aula desses sujeitos. Apresentamos o resultado de uma pesquisa etnográfica que teve como foco duas turmas iniciais de alfabetização de duas escolas públicas diferentes localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. A coleta de dados foi realizada durante um ano por meio da observação participante, notas de campo, análise de artefatos do grupo, entrevistas, fotografias, gravações de vídeo e áudio. O enfoque teórico-metodológico adotado baseia-se na abordagem Histórico-Cultural, fundamentada na teoria sobre o desenvolvimento humano de Lev S. Vygotsky (VYGOTSKY, 1934/1993; 1979; 1989; GOMES, 2004; GOMES e MONTEIRO, 2005) e nos pressupostos da Etnografia Interacional (SBCDG, 1992; CASTANHEIRA, M. L; GREEN, J. L.; DIXON, C., 2007): Sociolinguística Interacional, Análise Crítica do Discurso e Antropologia Cognitiva, a saber. Também foram consideradas as contribuições da teoria enunciativa da linguagem de Bakhtin e dos estudos recentes da área de alfabetização e letramento, com foco nas relações entre linguagem e leitura (BAKHTIN, 1992; 1979; STREET, 1984; 2002; 2009; HEATH, 1983; ROJO, 2004; SOARES, 1998; 2002; CAFIERO, 2005). A análise do processo de ensino aprendizagem da leitura construído nas interações e ações dos alfabetizandos, possibilitou conhecer o que e como leem, para quem leem, quando e onde leem e quais os efeitos da linguagem em uso, ou seja, do contexto, das dimensões comunicativas e sociais instauradas em cada sala de aula no processo de desenvolvimento das capacidades leitoras desses sujeitos. Em relação à sala de aula da EJA foi possível perceber que a linguagem produzida e interpretada nos discursos e ações do grupo estudado funcionou como meio de comunicação, como modo de organizar as interações. Contudo, não possibilitou estudo e reflexão sobre o que se leu, sobre os objetivos da leitura, e sobre o processo de apropriação desse bem cultural. As capacidades específicas do domínio da leitura desenvolvidas nessa sala de aula se restringiram às habilidades e aos conhecimentos relativos à decifração. Ao contrário do que aconteceu na sala de aula da EJA, as capacidades relativas à decodificação foram trabalhadas em consonância com as capacidades de compreensão de textos e com os usos e funções da língua escrita. A linguagem em uso pelas crianças e pela professora, ou seja, a linguagem produzida e interpretada nos discursos e ações desse grupo estudado possibilitou o estudo e reflexão sobre o que se leu, sobre os objetivos da leitura, e sobre o processo de apropriação desse bem cultural. Mais do que isso, instaurou-se na sala de aula uma relação dialógica de respeito e valorização da cooperação mútua. Dessa forma, as interações vivenciadas em sala de aula pelos sujeitos pesquisados permitiram tornar visível que a leitura é uma prática social, e não se configura somente como habilidades técnicas e neutras, pois está imersa em princípios epistemológicos construídos socialmente. A implicação dessa concepção de leitura para a área da alfabetização reafirma a necessidade de se ensinar a tecnologia da leitura e da escrita sem, contudo, deixar de lado as dimensões sociais, políticas e ideológicas do ato de ensinar a aprender a ler e escrever.
Abstract: This paper aims to contrast process of appropriation of the meanings in reading of adults and children who are in the process of literacy from the investigation of the role of language in use in the classrooms of these participants. We present the results of an ethnographic study that it was focused on two classes of initial literacy in two different public schools located in the city of Belo Horizonte, in Minas Gerais, Brazil. Data collection was performed during one year through participant observation, field notes, analysis of the group's artifacts, interviews, photographs, video and audio recordings. The theoretical and methodological approach adopted is based on a historical-cultural approach, based on the theory of human development founded by Lev S. Vygotsky (VYGOTSKY, 1934/1993; 1979; 1989; GOMES, 2004; GOMES e MONTEIRO, 2005, GOMES 2004, GOMES e MONTEIRO, 2005) and assumptions of Interactional Ethnography (SBCDG, 1992; CASTANHEIRA, M. L; GREEN, J. L.; DIXON, C., 2007): Interactional Sociolinguistics, Critical Discourse Analysis and Cognitive Anthropology, viz. We also considered the contributions of the Bakhtin´s dialogic theory and recent studies in the literacy area, focusing on the relationship between language and reading (BAKHTIN, 1992, 1979; STREET, 1984, 2002, 2009; HEATH, 1983; ROJO, 2004; SOARES, 1998, 2002; CAFIERO, 2005). The analysis of the teaching and learning process of reading, constructed within the interactions and actions of learners, made possible the understanding of what and how they read, for whom they read, when and where they read, and which are the effects of the language in use, i.e., of the context, of the communicative and social dimensions established in each classroom in the developing process of those students reading skills. In relation to the Adult Education classroom, it was possible to notice that the language produced and interpreted in the speeches and actions of the studied group worked as a means of communication, as a way to organize the interactions. However, it did not make possible a study and reflection about what they have read, about the aims of the reading, and about the process of appropriation of this cultural asset. The reading skills specific capacities developed in that classroom are restricted to the skills and knowledge related to deciphering. Unlike what happened in the Adult Education classroom, the capacities which are relative to decoding were developed together with the capacities of text comprehension and with the uses and functions of written language. The language in use by children and the teacher, there is, the language produced and interpreted in the speeches and actions of this studied group made possible the study and reflection about what they read, about the reading aims, and about the process of appropriation of that cultural asset. Even more than that, it was established in the classroom a dialogical relationship with respect and appreciation of mutual cooperation. Thus, the interactions experienced by the researched students in the classroom provided the opportunity of making visible that reading is a social practice, and it does not configure itself exclusively as neutral and technical skills, since it is absorbed in socially constructed epistemological principles. The implication of this conception of reading to the area of literacy reaffirms the need to teach the "technology" of reading and writing, but without neglecting the social, political and ideological dimensions of the act of teaching of how to read and write.
Subject: Alfabetização de adultos
Educação
Psicologia educacional
Leitura Estudo e ensino
Educação de crianças
Linguagem e educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MAGTG
Issue Date: 25-Mar-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ma_ra_disserta__o_final_04.04.pdf5.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.