Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MCQ3C
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Situações argumentativas no ensino de Ciências da Natureza: Um estudo de práticas de um professor em formação inicial em uma sala de aula de Educação de Jovens e Adultos
Authors: Ana Paula Souto Silva
First Advisor: Danusa Munford
First Referee: Marina de Lima Tavares
Second Referee: Rosaria da Silva Justi
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar como um professor em formação inicial usa a linguagem para influenciar os processos que podem promover aprendizagem em situações argumentativas espontâneas ou planejadas em aulas de Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além de procurar identificar quais são os saberes docentes mobilizados ou transformados nessas situações. Para contextualizar e fundamentar esse problema de pesquisa foi apresentada uma revisão não exaustiva da literatura, que evidenciou a importância da linguagem e da argumentação para os processos de ensino- aprendizagem em Ciências e a necessidade de conhecer melhor as práticas de professores em formação inicial durante as situações argumentativas. Explicitou também a tendência do campo de formação docente em pesquisar os saberes e conhecimentos dos professores que são mobilizados na prática. Outro aspecto encontrado, as pesquisas do campo da Educação em Ciências focam no produto da argumentação, usando o modelo de Toulmin. Entretanto, esse referencial não se mostrou apropriado para responder nosso problema de pesquisa, que está relacionado ao processo da argumentação. Dessa forma, foi necessário apoiar-se em outro referencial teórico-metodológico, Pragma-dialética, que possibilitou analisar em detalhes, turno de fala a turno de fala, as situações argumentativas. Além disso, utilizou-se como lógica de investigação a perspectiva etnográfica, embasada na Etnografia Interacional que possibilitou analisar o contexto em que essas situações estavam inseridas (princípio-chave: perspectiva holística), conhecer a perspectiva dos participantes com relação a essas situações (princípio-chave: perspectiva êmica) e contrastar as situações argumentativas para tornar visíveis aspectos que estavam invisíveis quando analisamos essas situações isoladamente (princípio-chave: perspectiva contrastiva). Essa perspectiva também orientou a seleção dos participantes, a coleta e a análise dos dados. Com relação aos resultados dessa pesquisa percebeu-se que o fato de o professor-licenciando adotar uma postura dialógica, possibilita que a argumentação, a partir da Pragma-dialética, passe a ser presente nas salas de aula de ciências, principalmente, de forma espontânea. Essa postura se materializou na forma como o professor-licenciando usou a linguagem, abrindo a discussão, através de perguntas que estimularam a participação e posicionamento dos alunos jovens e adultos. Entretanto, por serem perguntas antagônicas ao ponto de vista deles também funcionaram como estratégias para direcionar a discussão a favor do ponto de vista da ciência escolar. Além disso, foi possível perceber que quando as diferenças de opinião principais se mantiveram implícitas, esse diálogo foi dificultado, pois o professor-licenciando não tinha consciência do aspecto central da dificuldade de compreensão dos alunos, consequentemente, foi mais difícil criar condições para a construção do conhecimento. Esse aspecto pode ter implicações para a formação de professores, pois se os docentes passarem a compreender que os alunos podem seguir lógicas diferentes da lógica da Ciência, podem criar condições para que essa lógica se torne visível para o grupo e assim identificar os pontos de diálogo entre o conhecimento científico e o social, aumentando as chances de aprendizagem.
Abstract: This study aimed to characterize how a prospective teacher uses language to influence the processes that can promote learning in spontaneous or planned argumentative situations during Science lessons in a Adults Education (AE) Program. Besides trying to identify what are the knowledge teachers raised or processed in such situations. To contextualize and justify this research problem was presented an review of the literature, which highlighted the importance of language and argument for the teaching and learning in science and the need to better understand the practices of prospective teachers during situations argumentative. Also explained the trend in the field of prospective teachers in searching the knowledge and expertise of teachers who are deployed in practice. Another aspect of the research field of science education focus on the product lines of argument using the Toulmin model. However, this reference is not suitable to answer our research problem, which is related to the process of argumentation. Thus, it was necessary to rely on other theoretical and methodological Pragma-dialectics, which enabled to analyze in detail the argumentative discourse. Moreover, it was used as a perspective ethnographic, based in Interactional Ethnography which enabled to analyze the context in which these situations were inserted (key principle: the holistic perspective), meet the participants' perspective about these situations (key principle: emic perspective) and contrasting argumentative situations to make visible things that were invisible when we analyze these situations alone (key principle: contrastive perspective). This perspective also guided the selection of participants, collecting and analyzing data. Regarding the results of this research it was realized that the fact that the prospective teacher adopt a dialogical approach, allows the argument from the Pragma-dialectics, continue to be present in science classrooms, especially, spontaneously . This posture is materialized in the way the prospective teacher used the language, opening the discussion, using questions that stimulated participation and placement of adults students. However, for questions to be antagonistic to their point of view also functioned as strategies to address the issues in favor of the view of school science. Moreover, it is noted that when differences of opinion remained the main implicit, that dialogue was difficult, because the prospective teacher was unaware of the central aspect of the difficulty of understanding of students, therefore, was more difficult to create conditions for building knowledge. This aspect may have implications for Teacher Education, because if the teachers will now understand that students can follow a different logic from the logic of science, can create conditions so that this logic becomes visible to the group and identify the points of dialogue between scientific knowledge and society, increasing the chances of learning.
Subject: Alfabetização de adultos
Educação
Lógica
Professores Formação
Dialetica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MCQ3C
Issue Date: 21-Dec-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_anapaulasoutosilva.pdf6.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.