Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MRFRE
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932
Authors: Nelma Marcal Lacerda Fonseca
First Advisor: Luciano Mendes de Faria Filho
First Co-advisor: Maria Laura Magalhaes Gomes
First Referee: Francisca Izabel Pereira Maciel
Second Referee: JULIANA CESARIO HAMDAN
Abstract: Este estudo investigou a trajetória da formação e atuação docentes de Alda Lodi (1898-2000), no período entre 1912-1932. Alda Lodi contribuiu no processo de formação de várias gerações de professores e professoras, atuando em diversas instituições em Belo Horizonte. A pesquisa buscou entender três períodos considerados fundantes na constituição de Alda Lodi como professora: sua formação na Escola Normal da Capital e seus anos iniciais de magistério, entre 1912/1927; seus estudos no Teacher´s College, da Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque/EUA, onde cursou especialização como bolsista do governo de Minas Gerais, entre 1927/1929; sua atuação como professora na Escola de Aperfeiçoamento, em Belo Horizonte, instituição que ajudou a fundar ao retornar dos Estados Unidos, em 1929. As fontes pesquisadas foram selecionadas a partir dos documentos particulares da professora, doados por sua família ao Museu da Escola de Minas Gerais que, organizados em função desta pesquisa, constituiram o Arquivo Alda Lodi. Este arquivo é composto por uma biblioteca em torno de dois mil livros e documentos diversos tais como correspondência pessoal e institucional, documentos oficiais sobre sua carreira, rascunhos e anotações escritas à mão em papéis diversos, planejamentos, agendas, cadernos de exercícios, provas e trabalhos de alunas, diplomas, fotografias, recortes de jornais, objetos de fé católica e receitas culinárias. A análise dos documentos selecionados permitiu compreender aspectos importantes de sua formação e algumas de suas concepções pedagógicas, construídas a partir da experiência estadunidense, bem como sua prática docente na Escola de Aperfeiçoamento, na disciplina metodologia da aritmética. A partir da análise desse destino particular, busquei compreender a ambiência política, social, cultural e pedagógica vivenciada em Belo Horizonte, num período de grande efervescência no campo da educação no Estado de Minas Gerais.
Abstract: Cette étude porte sur le parcours de formation et la carrière enseignante d Alda Lodi (1898- 2000), dans la période de 1912-1932. Alda Lodi a contribué pour le processus de formation de plusieurs générations de professeurs en vue de son travail dans les différentes institutions de Belo Horizonte. Avec la recherche on a essayé de comprendre les trois périodes de fondation pour la constitution dAlda Lodi comme professeur : sa formation à lÉcole Normale de la Capitale et ses débuts dans la carrière enseignante, entre 1912/1927 ; ses études au Teachers College de lUniversité de Columbia, à New York/USA, où elle a fait une spécialisation en tant que boursière du gouvernement du Minas Gerais, entre 1927/1929 ; son travail comme professeur à la Escola de Aperfeiçoamento à Belo Horizonte, institution quelle va aider à créer après son retour des États-Unis. Les sources consultées ont été sélectionnées à partir des documents privés dAlda Lodi, donnés par sa famille au Museu da Escola de Minas Gerais qui, organisés en fonction de cette recherche, ont constitué lArchive Alda Lodi. Cette archive est composée par une bibliothèque de deux mille livres environ et des documents les plus divers tels que des lettres personnelles et institutionnelles, des documents officiels sur sa carrière, des brouillons et notes écrites à la main sur de divers papiers, des planifications, des agendas, des cahiers dexercices, des examens et des travaux délèves, des diplômes, des photos, des extraits de journaux, des objets de foi catholique et des recettes culinaires. Lanalyse des documents sélectionnés a permis de comprendre des aspects importants de sa formation et quelques de ses conceptions pédagogiques, construites à partir de son expérience américaine, ainsi que sa pratique enseignante à la Escola de Aperfeiçoamento, dans la disciplina méthodologie darithmétique. À partir de lanalyse de ce parcours particulier, jai cherché à comprendre lambience politique, sociale, culturelle et pédagogique vécue à Belo Horizonte dans une période defervecence dans le domaine de léducation à lÉtat de Minas Gerais.
Subject: Aritmética Estudo e ensino
Professores Formação
Lodi, Alda, 1898-2000
Educação História
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MRFRE
Issue Date: 30-Sep-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___nelma___p_s_banca___vers_o_final.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.