Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSLQC
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Constituição do ensino superior de Educação Física no Espírito Santo (1931-1972)
Authors: Patricia Pereira de Souza
First Advisor: Luciano Mendes de Faria Filho
First Co-advisor: Tarcisio Mauro Vago
First Referee: Eustaquia Salvadora de Sousa
Second Referee: CARLOS FERNANDO FERREIRA DA CUNHA JUNIOR
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi estudar a história do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O foco do estudo foi a análise da constituição do ensino superior em Educação Física no Espírito Santo através das práticas de ensino de seus professores formadores, responsáveis pelas disciplinas da área consideradas como setor das matérias Gímnico-Desportivas, assim designadas, segundo o Parecer n.º 864/69. Justifico a escolha dessas disciplinas por serem estas as matérias que, na Escola de Educação Física do Espírito Santo, sofreram mais dificuldades e alterações devido à insuficiência de espaço, tempo e material didático verificada em vários momentos, tendo os professores responsáveis por essas matérias que formular, meios de ministrar suas aulas, ainda que em locais não adequados. O trabalho privilegiou como questão central: Como se configurava o ensino, o cotidiano das práticas de ensino no CEFD-UFES, durante as décadas de 30 a 70, considerando as mudanças e transformações ocorridas durante todo o seu processo histórico desde a fundação da Escola de Educação Física do Espírito Santo até a inauguração do CEFD-UFES? A História Oral foi o procedimento metodológico que norteou a produção de fontes. A seleção dos entrevistados ocorreu através das fichas funcionais e em folhas de pagamento conseguidas no DRH-UFES e no Arquivo Morto do CEFD-UFES, sendo entrevistados 6 (seis) professores. Além das fontes orais, busquei fontes de naturezas diversas, tais como: documentos oficiais, currículos, regimentos, regulamentos e periódicos. Na pesquisa, concluí que os programas e currículos de cursos têm o seu mérito, entretanto, são os espaços físicos e os materiais didáticos e humanos que nortearam as práticas de ensino da instituição. Destaco, também, a relevância da figura do professor Aloyr Queiroz de Araújo cuja trajetória de vida está vinculada à história do CEFD-UFES e da Educação Física no Espírito Santo. Sobre a concepção de Educação Física e de formação de professores para os aqui tratados como mestres formadores, era uma visão nacionalista e de formação profissional técnico. A Escola possuía em seus quadros tanto profissionais que seguiam o que já estava proposto e obedeciam a ordens e regras, como docentes que procuravam efetuar uma formação que incitava o aluno a pensar e ter opiniões próprias.
Abstract: This research aimed to study the history of the Physical Education and Sports Center ("Centro de Educação Física e Desportos", or CEFD) of the Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). This study focused on the analysis of the constitution of higher education in physical educationin the state of Espírito Santo through the teaching practices of the key teachers in charge of the subjects of those areas considered as part of the Gymnastics Sports Sector, as defined by Technical Report nr. 864/69. These subjects were chosen because they were those that suffered greater díffículties and modifications in the Espírito Santo Physical Education School due to lack of space, time and didactic materiais at several points, the teachers responsible having had to elaborate means of imparting their classes even in unsuitable spaces. The main focus af the work was: how did the .teaching and the day·to-day teaching practices shape themselves at the CEFD-UFES from the 1930s to the '1970's, considering the changes which took place all through its historic process, from the foundation of the Espírito Santo Physical Education School to the inauguration of the CEFD-UFES? Oral history was the methodological procedure which guided the selection of sources. Selection of interviewees was done by means of function files and payroll sheets obtained at the DRH-UFES and in the archives of the CEFD-UFES. Six teachers were interviewed. In addition to oral sources, various other sources were consulted, such as official documents, resumes, statutes, bylaws and newspapers. The research led to the conclusion that although the course programs, dnd curricula have their worth, it is the physical spaces and the human and didatic materials that guided the institution's teaching practices. Among relevant figures, teatcher Aloyr Queiroz de Araújo stood out, as his life history is linked to the history both of CEFD-UFES and of physical educatíon teaching in Espírito Santo State. As to the conception of physical education and of teacher formation in the eyes of those herein treated as "forming teachers", a nationalistic and technical- professional vision prevailed. The School had in its staff both teachers who followed the existing guidelines and obeyed rules and regulations, as well as those who sought to incite the students to think and elaborate personal opinions.
Subject: Educação física Estudo e ensino
Educação
Educação História Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSLQC
Issue Date: 30-Jan-2004
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ficha_catalogr_fica_ok.pdf5.41 kBAdobe PDFView/Open
disserta__o_texto_completo.pdf521.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.