Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSNM6
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Os impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escola
Authors: Julio Cezar Matos Pereira
First Advisor: Leoncio Jose Gomes Soares
First Referee: Maria Aparecida Moura
Second Referee: Nilma Lino Gomes
Abstract: Esta pesquisa foi realizada com educandos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de Belo Horizonte. Seu principal objetivo foi o de investigar se houve impactos positivos e negativos à vida deles depois que passaram a ter acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação, por meio da prática pedagógica, em uma instituição escolar. Dessa forma, a investigação procurou observá-los e entrevistá-los para se tentar saber se as aulas de Informática na escola trazem alguma mudança em relação ao seu convívio social, às amizades, à família, à cultura, às questões profissionais ou educacionais etc. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de cunho qualitativo. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre temas como a Educação de Jovens e Adultos, alfabetização e letramento, inclusão digital, Tecnologias da Informação e Comunicação, ética e diversidade na escola, dentre outros. Para entender melhor a temática em foco, procurei estabelecer um diálogo com as contribuições de Paulo Freire, Pierre Lévy, Marc Prensky e outros autores. Os resultados apontam que, para alguns, foi na escola o seu primeiro contato com o computador. A maioria dos entrevistados que já usavam o equipamento informou que o acesso às tecnologias aumentou e melhorou de forma satisfatória, a partir do seu uso na instituição escolar. Foi possível concluir que, a partir do acesso à informática na escola, houve impactos positivos na vida dos educandos da Educação de Jovens e Adultos pesquisados.
Abstract: This research had made with students, Youth and Adults Education, at a public school of Belo Horizonte. Main objective would investigate if there were positive and negative impacts to their lives after they accessed Information Technologies and Communication, through practice at a school institution. Thus, the research interviews and observes them trying to see if the computer classes at school bring some change to their social life, friendship, family, culture, professional or educational issues etc. The methodological procedures used were of qualitative character. We conducted a review of the literature on topics such as Education of the Youth and Adult, literacy, digital inclusion, Information and Communication Technologies, ethics and diversity at school, among others. To better understand the subject in focus, I tried to establish a dialogue with the contributions of Paulo Freire, Pierre Lévy, Marc Prensky and others. The results showed that for some their first contact with the computer were at school. For the majority who has used the equipment, the access was growing up satisfactorily, from contact with the computer in the school. It was concluded that access to computers at school has brought positive impact in the lives of students.
Subject: Informática
Inclusão digital
Educação
Tecnologia educacional
Educação de adultos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSNM6
Issue Date: 26-Aug-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.