Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8N6GAC
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Diversificação dos modos de ser masculino e estatização da violência masculina na escrita literária e jornalística de Bernardo Guimarães (1869-1872)
Autor(es): Matheus da Cruz e Zica
primer Tutor: Luciano Mendes de Faria Filho
primer miembro del tribunal : Rosana Areal de Carvalho
Segundo miembro del tribunal: Ana Maria de Oliveira Galvao
Tercer miembro del tribunal: Maria Cristina Soares de Gouvea
Cuarto miembro del tribunal: Durval Muniz de Albuquerque Junior
Resumen: Dois fatores nos motivaram a realizar esse estudo sobre as questões que envolvem a educação e a masculinidade, ou os sujeitos masculinos, no século XIX: a falta de estudos no campo da História da Educação que abordassem essa temática naquele período; e a consciência de que essa falta contribui para a manutenção do machismo, responsável por conseqüências trágicas na vida de muito(a)s brasileiro(a)s ainda hoje. Trabalhamos, nesse estudo, com a noção de que a educação de gênero teria pelo menos duas especificidades muito demarcadas: ela não seria exclusiva de uma geração, já que faz parte do processo sempre inacabado da construção identitária abarcando, portanto, infância, juventude, adultez e velhice; e não se daria apenas, e nem fundamentalmente, na escola, haja vista que em uma variedade de âmbitos da vida social há circulação efetiva de representações e práticas culturais que sugerem modelos de gênero fortes o suficiente para definirem as construções das identidades dos indivíduos por elas interpelados. Levando-se tais premissas em conta optamos por estudar as representações relacionadas ao gênero masculino veiculadas principalmente na literatura de Bernardo Guimarães, mas ainda na de outros autores que também estavam escrevendo entre 1869 e 1872, como José de Alencar, Machado de Assis e Alfred Taunay fato que em grande medida influenciou na escolha desse recorte temporal. Além dos romances, contos e poesias produzidos por esses autores, outras fontes também foram consultadas, como jornais, relatórios de Presidentes da Província de Minas Gerais e relatos de viagem. O cruzamento dessa diversidade documental nos permitiu verificar se havia alguma disparidade nas maneiras de se referir ao gênero masculino no período. Contribuiu também para iluminar os posicionamentos de cada texto específico em relação às mudanças nas relações de gênero já em marcha à época, além de tornar mais evidentes algumas contradições que pareciam marcar aquele momento determinado. A tese defendida é a de que a escrita literária e jornalística de Bernardo Guimarães, produzida entre os anos de 1869 e 1872, tanto capta quanto contribui para o desencadeamento da dupla face de um processo que estaria alterando as percepções dos homens do período em relação às questões de gênero: 1- a diversificação dos modos de ser masculino; e 2- a estatização da violência masculina. Tal argumento foi desdobrado nos cinco capítulos que compõem a tese.
Abstract: There are two main factors that stimulated us to investigate questions regarding education and masculinity in the XIX century: the lack of studies concerning this theme in the field of History of Education; and the consciousness that this lack of studies contributes to the continuity of male chauvinism, which has been responsible for tragic consequences to many Brazilian lives even nowadays. We worked, in this thesis, with the perspective that gender education would have at least two distinct particularities: it would be related not exclusively to one generation, as it makes part of the incomplete process of identitarian construction, comprising childhood, youth, adulthood and elderliness; and it would not take place nor particularly nor fundamentally at school, once the enormous flux of representations and cultural practices diffuses particular models of gender, which also contributes to define the identitarian constructions of individuals from different social contexts. Taking into consideration these premises, we decided to study the representations related to the masculine gender introduced primarily by Bernardo Guimarães literature, but also by other writers who were producing between 1869 and 1872, such as José de Alencar, Machado de Assis and Alfred Taunay which had a considerable influence on the choice of this specific period. Besides the novels, short-stories and poems written by those authors, other sources had also been researched, for instance, journals, official returns of the current Presidents of the Province of Minas Gerais during those years and travel reports. The intersection of this documental diversity enabled us to verify if there was any disparity in the manners how the masculine gender was treated in the period. It contributed not just to clarify the positions of each specific text concerning the changes in gender relations, already in process by those years, but also to exemplify some contradictions that seemed to determine that particular moment. Finally, the thesis sustains that the journalistic and literary works of Bernardo Guimarães, produced between 1869 and 1872, captured and contributed to the development of a process that could be modifying the current perceptions regarding gender subjects: 1) a diversification of the manners of being masculine; and 2) the statization of masculine violence. This argument was analyzed in the five chapters that compose the thesis.
Asunto: Educação Historia
Literatura brasileira
Violencia Aspectos sociais
Guimarães, Bernardo, 1825-1884
Escritores brasileiros SecXIX
Relações de gênero
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8N6GAC
Fecha del documento: 6-sep-2011
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_doutorado_matheus_da_cruz_e_zica.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.