Letramento digital em contextos de autoria na internet
Carregando...
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Tese de doutorado
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Daniel Abud Seabra Matos
MARIA DO SOCORRO ALENCAR NUNES MACEDO
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Sergio Dias Cirino
MARIA DO SOCORRO ALENCAR NUNES MACEDO
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Sergio Dias Cirino
Resumo
Nesta pesquisa investigamos a constituição de uma prática discursiva entre educadores em processo de formação inicial, atuando em uma rede sociotécnica, num ambiente virtual de aprendizagem e, nessa prática, buscamos compreender as relações entre a participação em contextos de autoria e o processo de letramento digital vivenciado por esses sujeitos. Nosso referencial teórico constituiu-se a partir dos conceitos de autoria e letramento digital, avançando para estudos sobre multimodalidade e gêneros discursivos. Em campo, nos propusemos acompanhar a formação inicial de graduandos do curso de Pedagogia a distância, oferecido pela UAB/UFMG e que utiliza a plataforma MOODLE como ambiente virtual de aprendizagem. Os sujeitos, ao participarem desse espaço, estavam interagindo entre si, construindo e publicando sua escrita, sendo deste modo, autores e leitores em uma rede sociotécnica. O referencial metodológico pautou-se nas diretrizes da filosofia da linguagem, contando com elementos da análise conversacional e da análise de conteúdo para operacionalizar a coleta e organização dos dados. Num primeiro momento, conhecendo o perfil tecnológico, pudemos constatar mudanças nas condições de letramento digital apresentadas pelos sujeitos. Em seguida, acompanhando a participação desses sujeitos no ambiente virtual de aprendizagem e investigando as práticas discursivas que se constituíam nos contextos de autoria, buscamos compreender como se dava a relação desses sujeitos entre si e com o ambiente virtual multimodal por meio da sua escrita online. Ao final, analisando as condições de letramento manifestadas, pudemos alcançar um teor mais explicativo, concluindo que tais condições se deram por meio da apropriação de novos gêneros discursivos, possibilitada pela experiência vivenciada nos contextos de autoria online. Os resultados demonstraram que o texto e o discurso produzidos por esses indivíduos nesse ambiente modificam-se ao longo do tempo, influenciados que são pelas relações que os sujeitos estabelecem entre si, com a própria tecnologia e com o meio acadêmico. A apropriação do gênero caracteriza, assim, o processo de letramento vivenciado pelo sujeito e favorece a sua inserção em determinado campo discursivo ou esfera social. Esta pesquisa, dentro de suas limitações, destaca o papel determinante do exercício da autoria em ambientes virtuais de aprendizagem, reconhecendo a constituição e consolidação de novos gêneros digital e acadêmico explicitados nas interações entre os sujeitos e destes com o ambiente virtual, por meio da escrita online.
Abstract
In this research we investigated the constitution of a discursive practice among educators in process of initial training, working in a sociotechnical network, in a virtual learning environment, and in this practice, we sought to understand the relationship between participation in contexts of authorship and the process of digital literacy experienced by these individuals. Our theoretical framework was formed by the concepts of authorship and digital literacy, advancing studies on multimodality and genres. In the field research, we set out to follow the initial training of graduates on Pedagogy at distance, offered by UAB/UFMG that use the MOODLE platform as the virtual learning environment. The subjects to participate in this space were interacting with each other, building and publishing their writing, and in this way, being authors and readers in a sociotechnical network. The methodological framework was based on the guidelines of the language philosophy, with elements of conversational analysis and content analysis to operate the collection and organization of data. At first, knowing the technological profile, we have seen changes in terms of digital literacy displayed by the subjects. Then, following the participation of these subjects in the virtual learning environment and investigating the discursive practices that were formed in the contexts of authorship, we sought to understand how was the relationship of these subjects among themselves and with the virtual multimodal environment through their online writing. At the end, analyzing the conditions of literacy expressed, we could achieve a more explanatory content, concluding that such conditions are given through the appropriation of new genres, enabled by the lived experience of authorship in online contexts. The results showed that the text and the speech produced by these individuals in this environment are modified over time, which are influenced by the relationships that individuals establish among themselves, with the technology and the academic environment. So, appropriation of the genre features the process of literacy experienced by the subject and facilitates their insertion in a particular field of discourse or social sphere. This research, within its limitations, highlights the role of the exercise of authorship in virtual learning environments, recognizing the formation and consolidation of new genres - digital and academic - explained in the interactions between these subjects and with the virtual environment through online writing.
Assunto
Educação, Ambientes virtuais compartilhados, Autoria, Letramento
Palavras-chave
Multimodalidade, Ambientes virtuais de aprendizagem, Autoria, Gêneros discursivos, Letramento digital