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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Memória na prática discente: um estudo em sala de aula do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMG
Authors: Michelle Viviane Godinho Correa
First Advisor: Maria Isabel Antunes Rocha
First Referee: MONICA CASTAGNA MOLINA
Second Referee: Raquel Martins de Assis
Abstract: Esta dissertação apresenta a pesquisa Memória na prática discente: um estudo em sala de aula do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMG. O desafio de articular a realidade dos estudantes com o contexto escolar é histórico. Na formação de professores do campo, a memória, enquanto processo de formação identitária, se coloca como ponto de ligação entre estes contextos. Os estudantes deste curso realizam este diálogo através da alternância Tempo Escola/Tempo Comunidade, que lhes atribui a tarefa de fazer dialogar os contextos estruturantes da formação docente: a sociedade, a escola básica e a universidade. Neste sentido, entende-se que as lembranças dos estudantes na sala de aula se constituem como uma das mediações deste diálogo. Desta forma, esta pesquisa busca compreender o fenômeno da memória, com foco na evocação de lembranças de história de vida durante as aulas lecionadas para a Turma 2010, tendo como objetivos específicos: identificar que lembranças são trazidas ao contexto da sala de aula pelos discentes; compreender como ocorrem o fenômeno de evocação da lembranças que remetam à história de vida dos pesquisados; e compreender de que forma essas evocações colaboram para a formação de professores no contexto de uma educação voltada para os povos do campo. O referencial teórico desta pesquisa é composto por diversos autores, sendo utilizado o conceito de memória em Henri Bergson. O trabalho de campo, realizado entre fevereiro e março de 2011, consistiu na observação das aulas, anotações em diário de campo e gravações em áudio. Também foram utilizados os memoriais produzidos pelos estudantes. O estudo dos dados possibilitou a identificação de 6 categorias de lembranças relacionadas, sobretudo, à vida em família e em comunidade. A observação das evocações de lembranças em sala de aula possibilitou a construção de um diagrama analítico que expõe a estrutura do fenômeno como foi compreendido pela pesquisadora. Os resultados também demonstraram a utilização das evocações de lembranças como forma de trazer à luz do presente os desafios enfrentados pelos estudantes em sua trajetória de vida, dialogando estes dados com os conteúdos das aulas assistidas em busca de respostas para o passado e de direções para o futuro. Essa busca se apropria de falas e de recursos áudio-visuais que servem de ponte para que os estudantes retomem em sua vida aquilo que já experimentaram a respeito daquele conteúdo lecionado. É um processo de apropriação, re-significação e construção de conhecimento em sala de aula. A partir destes resultados, é possível visualizar a concretização de alguns princípios da área, como a manutenção das identidades camponesas, a construção de grades curriculares que dialoguem com a vida prática dos estudantes e a abertura ao protagonismo dos sujeitos no processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista que este é um curso novo no país, estando presente em diversas universidades em estágio de implantação e desenvolvimento, esta pesquisa abre novas possibilidades de pesquisa para a área e traça um panorama das práticas pedagógicas utilizadas neste curso.
Abstract: Ce mémoire présente la recherche Mémoire dans la pratique des étudiants: une étude en classe du Cours de Licence en Éducation de la Campagne de lUFMG (Université Fédérale de Minas Gerais). Le défi darticuler la réalité des étudiants avec le contexte scolaire est historique. Pour la formation des professeurs dans le cadre de lÉducation de la Campagne, la mémoire, en tant que processus de formation identitaire, est un point de liaison entre ces deux contextes. Les étudiants de ce cours construisent ce dialogue parmi lalternance Temps École/Temps Communauté, qui leur assigne la tâche de relier les contextes structurants de la formation de lenseignant: la société, lécole élémentaire et luniversité. Dans ce sens, on peut comprendre que les souvenirs des étudiants en classe se constituent comme une des médiations de ce dialogue. Ainsi, cette recherche vise à comprendre le phénomène de la mémoire, en se concentrant sur lévocation des souvenirs de lhistoire de vie pendant les cours donnés pour la Classe 2010, ayant comme objectifs spécifiques: identifier les souvenirs qui sont apportés au contexte de la classe par les étudiants; comprendre comment se produit le phénomène de lévocation des souvenirs qui reportent à lhistoire de vie des interrogés; et comprendre de quelle manière ces évocations contribuent à la formation de professeurs dans une éducation destinée aux populations de la campagne. Le cadre théorique de cette recherche est composé par divers auteurs, en utilisant le concept de mémoire dHenri Bergson. Le travail de terrain, mené entre février et mars 2011, s'est constitué de lobservation des classes, des notes dans le journal de terrain et des enregistrements audio. Les mémoriaux faits par les étudiants ont également été utilisés. Létude des donnéés a rendu possible lidentification de 6 catégories de souvenirs liées, surtout, à la vie en famille et en communauté. Lobservation des évocations des souvenirs en classe a rendu possible la construction dun diagramme analytique qui expose la structure du phénomène comme il a été compris par le chercheuse. Les résultats montrent aussi lutilisation des évocations des souvenirs comme moyen dapporter à la lumière du temps présent les défis rencontrés par les étudiants dans leur trajectoire de vie, en dialogue ces données avec les contenus des classes suivies, cherchant des réponses pour le passé et des directions pour le futur. Cette enquête sapproprie de discours et de ressources audiovisuels servant de pont pour que les étudiants retrouvent dans leur vie ce quils ont déjà vécu en ce qui concerne le contenu enseigné. Cest un processus dappropriation, resignification et construction de savoir en classe. A partir de ces résultats, il est possible de visualiser la mise en oeuvre de quelques principes du domaine, comme le maintien des identités campagnardes, la construction de programmes scolaires qui dialoguent avec la vie pratique des étudiants et louverture au rôle des sujets dans le processus de lenseignement-apprentissage. Etant donné quil sagit dun cours nouveau dans le pays, en étape de mise en oeuvre ou de développement dans plusieurs universités, cette recherche ouvre de nouvelles possibilités de recherche dans le domaine et offre un aperçu des pratiques pédagogiques utilisées dans ce cours.
Subject: Recordação (Psicologia)
Professores  Formação
Educação
Educação rural
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8SRNDE
Issue Date: 6-Feb-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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