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Type: Dissertação de Mestrado
Title: O processo de legitimação do grupo escolar como instituição de saber: (Ouro Preto, Minas Gerais, 1900-1920)
Authors: Juliana Goretti Aparecida Braga Viega
First Advisor: Ana Maria de Oliveira Galvao
First Referee: Luciano Mendes de Faria Filho
Second Referee: Rosana Areal de Carvalho
Abstract: Por meio de que modos o grupo escolar tornou-se uma instituição legítima de saber? Que fatores interferiram na produção de um lugar ou de representações para ele? O objetivo da pesquisa que originou esta dissertação foi buscar indícios que possibilitassem construir respostas para as referidas questões. Investigou-se, para tanto, o processo de legitimação do Grupo Escolar D. Pedro II, localizado em Ouro Preto, Minas Gerais. A investigação concentrou-se no período relativo aos anos de 1900 a 1920, e as fontes verificadas para a produção de dados foram: relatórios e termos de visita de inspetores escolares, relatórios de diretores do Grupo Escolar, ofícios, listas diversas, atas de exames dos(as) alunos(as), a legislação estadual referente à delimitação temporal analisada, anais da Câmara dos Deputados de Minas Gerais, atas das reuniões da Câmara de Vereadores de Ouro Preto, jornais ouropretanos da época e duas obras a respeito da antiga capital de Minas produzidas no período investigado. O estudo fundamenta-se nas noções de representação, produção de lugar e cultura escolar. A análise dos dados produzidos durante a pesquisa permitiu concluir que o grupo escolar não nasceu como uma instituição legítima. Sua importância foi sendo, gradativamente, engendrada, sobretudo, na sua relação com outras escolas de instrução primária como as cadeiras isoladas de ensino. No caso do Grupo Escolar D. Pedro II, foi possível constatar que seu processo de legitimação foi marcado por dificuldades e entraves, principalmente no que diz respeito ao espaço ocupado pela instituição, à organização do tempo, às condições materiais e ao desenvolvimento dos saberes e da formação para o mundo do trabalho. As ações empreendidas pelos sujeitos que compunham o Grupo Escolar e as produções discursivas a respeito deles por vezes contribuíam para lhe conferir destaque e em outros momentos pareciam influenciar negativamente as representações construídas para ele. Os rituais públicos organizados pela instituição e outros dos quais participava também colaboravam para a construção de um lugar para o Grupo Escolar, ora contribuindo para projetá-lo positivamente no cenário urbano, ora evidenciando os problemas e dificuldades que enfrentava.
Abstract: How did the state primary school become a legitimate institution of knowledge? What factors influenced the production of a place or representations of it? The aim of the research that generated this dissertation was to seek evidence which would lead to answers to these questions. For this, the process of legitimation of Dom Pedro II State Primary School (Grupo Escolar Dom Pedro II), located in Ouro Preto, a historic city in Minas Gerais, was investigated. The research focused on the period between 1900 and 1920. The sources of data used were: school inspectors reports and terms of visit, school directors reports, official letters, several lists, minutes of students examinations, Minas Gerais legislation in the period of time investigated, Minas Gerais Chamber of Deputies annals, Ouro Preto Municipal Councils minutes, municipal newspapers issued at that time and two books on the former capital of Minas Gerais (i.e. Ouro Preto). The study was based on notions of representation, production of places and school culture. Analysis of data made it possible to conclude that the state primary school did not originate as a legitimate institution. Its importance was gradually increased, mainly through its relation with other primary schools, such as the independent teaching chairs. In Dom Pedro II State Primary Schools case, it was possible to ascertain that its legitimation process was marked by difficulties and obstacles, principally concerning the space occupied by the institution, time organization, material conditions, besides knowledge development and training for the world of work. Actions taken by people who were a part of that state primary school and discursive productions about them sometimes contributed to give it some eminence; in other occasions, they seemed to have a negative influence on representations made for it. The public rituals organized by the institution and others in which it participated also contributed to build a place for the state primary school, sometimes giving it a positive image in the urban setting, sometimes showing the problems and difficulties that it has faced.
Subject: Educação  Historia
Ensino primário  Ouro Preto (MG) Século XX
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8TMJJ9
Issue Date: 29-Feb-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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