Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAED-8DBHAB
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fernando Selmar Rocha Fidalgopt_BR
dc.contributor.referee1Juliane Correapt_BR
dc.contributor.referee2Adriana Maria Cancella Duartept_BR
dc.creatorLeonardo Zenha Cordeiropt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T11:15:31Z-
dc.date.available2019-08-13T11:15:31Z-
dc.date.issued2010-08-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAED-8DBHAB-
dc.description.abstractThis essay analises the changes in the organization of the work at public universities in Brazil with the introduction of on - line graduation courses.The research looks into graduation courses at Federal Universities set up by the Open University System Of Brazil. This study focuses on the education at these universities, the changes and the expasion of the EAD as well as the analisys of the organization of the scholar work and its impact on the current situation.This essay has tried to identify the organization of the work regarding the offer of courses at EAD and the professionals involved in the educational activity.It has been analised the conditions of the scholar as workers and the role they play at EAD. The study has been divided in three chapters. In the first one it has been identified all universities which offer on - line graduation courses on the open university system of Brazil`website and its legal framework. In the second chapter an on -line questionaire has been answered at 13 federal higher education institutions in teaching and bachelor`s degree courses. It has been identified the caracteristics of the work process, the materials developed by these workers the physical and financial resourses aiming at the offer of courses. The third chapter analises three graduation courses which are part of the Open University System of Brazil at three univeristies two of which are teaching degree couses and the other a Bachelor´s degree course.At this point it was used as categories of analisys the division of tasks and the routine of the work in the courses( such as meetings and the relationship with other workers).Finally it is assessed an important period in the defining of EAD and digital culture which can be found more and more in teaching and learning enviroments in today`s society present in the teacher`s reality and in the organization of the scholar work. In these study it has been important to identify the diversity of ways and flexible models to meet the demands for access to higher education.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa as mudanças na organização do trabalho nas Universidades Públicas Brasileiras com a introdução de cursos de graduação a distância. A pesquisa teve como campo de investigação os cursos de graduação das Universidades Federais implementados através do Sistema Universidade Aberta do Brasil . Os eixos centrais desta investigação são a educação nas Universidades, as transformações e expansão da EAD e a análise da organização do trabalho docente e seus impactos no contexto atual. Neste estudo, procurou-se identificar a organização do trabalho para a oferta do cursos, em EAD e os profissionais envolvidos na atividade educacional. Foram analisadas as condições do trabalhador docente, e quem são estes trabalhadores na organização do trabalho na EAD. O trabalho foi dividido em três capítulos. No primeiro, momento foi realizado o a identificação de todas as Universidades que oferecem cursos de graduação na modalidade a distância através do Portal do Sistema Universidade Aberta do Brasil e ordenamento jurídico respectivo. No segundo capitulo foi realizada a aplicação de um questionário de forma on-line em 13 de cursos de Instituições Federais de Ensino Superior, sendo eles de licenciatura e bacharelado. Foi realizada a identificação das caracteristicas do processo de trabalho, os materiais desenvolvidos por esses trebalhadores e os recursos físicos e financeiros para realização dos cursos. No terceiro capitulo é abordada a analise em três cursos de graduação do sistema Universidade Aberta do Brasil em três Universidades diferentes sendo dois de Licenciatura e um de Bacharelado. Para esta etapa foram utilizadas como categorias de analise, a divisão das tarefas e o cotidiano de trabalho nos cursos (como encontros, reuniões, e relações com os outros trabalhadores). Nas considerações finais, avalio-se a realização de uma importante etapa de caracterização da EAD e da cultura digital, cada vez mais imersa nos ambientes de ensino e aprendizagem e na sociedade atual sendo incorporada ao contexto do professor e à organização do trabalho docente .Neste estudo foi importante identificar as diversidades de formas e modelos flexíveis para atender às demandas pelo acesso a educação superior.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectProcesso de trabalhopt_BR
dc.subject.otherUniversidade aberta Brasilpt_BR
dc.subject.otherEducação a distânciapt_BR
dc.subject.otherRelações trabalhistaspt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades Brasilpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleProcesso de trabalho e Educação a Distância: expansão e mudanças na universidade pública brasileirapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
final_disserta__0_leonardo_zenha_agosto__2_.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.