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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Circulação de prescrições para a formação da juventude rural no Brasil e nos Estados Unidos: a experiência dos Clubes 4-S e 4-H no pós Segunda Guerra Mundial
Autor(es): Leonardo Ribeiro Gomes
primer Tutor: Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
primer miembro del tribunal : Liane Maria Bertucci
Segundo miembro del tribunal: Carla Simone Chamon
Tercer miembro del tribunal: Ana Maria de Oliveira Galvao
Cuarto miembro del tribunal: Meily Assbu Linhales
Resumen: O objetivo desta tese foi investigar a circulação de prescrições para a formação da juventude rural nos Estados Unidos e no Brasil tomando como base a experiência dos 4-H Clubs(Head, Hands, Heart, Health) e os Clubes 4-S (Saber, Sentir, Saúde, Servir) no pós Segunda Guerra Mundial. Os clubes juvenis rurais seguiam basicamente a mesma estrutura em termos organizacionais. Eram constituídos por jovens rurais de ambos os sexos com idades entre 10 e 18 anos aproximadamente e tinham como símbolo um trevo verde de quatro folhas. A partir desses clubes buscava-se alcançar o que era aclamado como sendo a modernização da vida nas comunidades rurais dos respectivos países. Esperava-se que os jovens fossem elementos de difusão de uma nova sensibilidade para a vida nos meios rurais. A partir da organização dos 4-H Clubs foi possível compreender como suas ideias e proposições se expandiram em perspectiva internacional através de uma série de instituições no contexto estudado que influenciaram, por exemplo, a criação, formatação e expansão dos Clubes 4-S no Brasil. A pesquisa demonstrou que apesar de um modelo organizacional geral para os clubes, existiram pontos de distanciamento entre as duas experiências relacionadas às estruturas políticas, sociais e econômicas de cada realidade. Uma delas foi em torno do tipo de liderança rural que se constituiu a partir dos clubes juvenis. Foi possível perceber que a difusão do ideário do extensionismo rural aos moldes norte-americanos pode ser considerada como uma das dimensões do Americanismo no Brasil. A pesquisa se pautou pela análise de fundos documentais acerca dos Serviços de Extensão Rural e principalmente do trabalho com os clubes de jovens rurais dos dois países compostos por livros, revistas, jornais, relatórios, programas, projetos, planos, manuais, folhetos, correspondências, memorandos, cartazes, fotografias e outros documentos avulsos, todos localizados em acervos do Centro de Documentação da EMATER-MG, da Biblioteca Nacional de Agricultura do Brasil e de sítios eletrônicos como o da National Agricultural Library dos Estados Unidos, do Rockefeller Archive Center e do 4-H History Preservation.
Abstract: The aim of this thesis was to investigate the circulation of prescriptions to the formation of rural youth in the United States and Brazil, based on the experience the 4-H Clubs (Head, Hands, Heart, Health) and the Clubes 4-S (Saber, Sentir, Saúde, Servir)after the Second World War. The rural youth clubs had basically the same organizational structure. They were composed by rural youngsters, girls and boys, between the ages of 10 and 18 and have as the symbol a green four-leaf clover. The aim of the clubs was to reach the so-called life modernization of rural communities in the countries, having the youngsters as elements to disseminate a new sensibility in rural areas. By analyzing the organization of 4-H clubs it was possible to understand their ideas andproposals which expanded internationally through a series of institutions in the context studied that influenced, for example, the creation, formation, and expansion of the 4-S clubs in Brazil. The research shows that even though there was a general modelfor the clubs, there were different points between both experiences related to the social, political, and economic structures of each reality. One of them was about the type of rural leadership constituted from the youth clubs. It was possible to see thatthe diffusion of the rural extensionist idea in North American molds can be considered as one dimension of Americanism in Brazil. The research was based on the analysis of documents about the Serviços de Extensão Rural (Rural Outreach Services) and, mainly, the work of rural youth groups presented in books, magazines, newspapers, reports, programs, projects, plans, manual, booklets, letters, memos, posters, photographs, and other documents available in the archives of Centro de Documentação da EMATER-MG, Biblioteca Nacional de Agricultura do Brasil and electronic archives, such as the National Agricultural Library of the United States, the Rockefeller Archive Center, and the 4-H History Preservation.
Asunto: Guerra mundial,  1939-1945
Extensão Rural
Educação Brasil
Ensino agricola
Educação rural
Juventude rural
Educação Historia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAES-BEMJVB
Fecha del documento: 27-feb-2019
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