Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAFI-7TJPMZ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: As paisagens sonoras do Brás: reapropriações da cultura popular na linguagem musical
Authors: Pedro Silva Marra
First Advisor: Maria Regina de Paula Mota
First Referee: Glaura Lucas
Second Referee: Regina Helena Alves da Silva
Abstract: Este trabalho tem o intuito de compreender as relações comunicacionais e de sociabilidade existentes entre as práticas musicais e os espaços de sua execução. A música como fato de cultura, permite conceber a linguagem musical como um conjunto de regras de composição, que abrange elementos sonoros e extra-sonoros sociais, imagéticos, comportamentais, urbanos e rurais compartilhados e usados na vida cotidiana dos grupos ou indivíduos que os praticam. Assim, toda música, seja ela na forma de canção, ópera, sinfonia, ou ritual religioso, traz em si marcas de seu espaço de execução, o que permite ao ouvinte escutá-la como paisagem sonora destes lugares. O disco Correio da Estação do Brás, composto pelo músico baiano Tom Zé, em 1978, que aqui analisaremos é exemplar da rede de significados constituída no referido bairro. A região, situada na zona leste da cidade de São Paulo, recebeu intenso fluxo de migração nordestina a partir de meados do século XX, o que se refletiu em características não sóvisuais, mas também de sua organização fato que se intensificou durante a década de 1970.
Subject: Comunicação
Música popular Brasil
Cultura
Zé, Tom, 1936- Correio da estação do Brás
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAFI-7TJPMZ
Issue Date: 29-Jun-2007
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paisagens_sonoras_do_bras_final.pdf3.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.