Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAFI-7TPQ69
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | A estética do confinamento: o dispositivo no cinema contemporâneo |
Authors: | Roberta Oliveira Veiga |
First Advisor: | Cesar Geraldo Guimaraes |
First Referee: | André Guimarães Brasil |
Second Referee: | Cláudoa Cardoso Mesquita |
Third Referee: | Maria Cristina Franco Ferraz |
metadata.dc.contributor.referee4: | Rogério Luz |
Abstract: | Como a máquina de guerra do cinema moderno pode ser reinventada no interior dos atuais regimes de visibilidade? A partir dessa indagação a tese investiga os recursos expressivos de que no cinema contemporâneo dispôe para confrontar os poderes que, por meio dos dispositivos de controle social, político e cognitivo, regulam os modos de ver. Nesse terreno de disputas, para garantir a pedagogia da percepção que lhe é peculiar, o cinema também se configura como dispositivo e interroga o olhar do espectador adestrado pelo espetáculo e guiado pelas máquinas de controle.Cinco filmes são analisados: Dogville, de Lars von trier (Ale/ Fran/ Sue/ 2003); Dez (Iran/França, 2002) de Abbas Kiarostami; No quarto da Vanda (Portugal, 2000) de Pedro Costa; Lá-bas (Bélgica/França, 2006) de Chantal Akerman; Berlim 10/90 (França,1991), de Robert Kramer. Como as análises revelam, o dispositivo prooduz uma estética do confinamento que, ao mesmo tempo, constrange o olhar e inventa novas modalidade de experiência cinematrográfica. |
Subject: | No quarto da Vanda (Filme) Dogville (Filme) Ten (Filme) Lá-bas (Filme) Comunicação de massa Berlin 10/90 (Filme) Cinema |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAFI-7TPQ69 |
Issue Date: | 30-Oct-2008 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_roberta.veiga.pdf | 2.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.