Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAFI-82TGZ8
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Entre a vida e a encenação: o novo realismo no cinema iraniano
Authors: Silvia Cristina de Paiva Pereira
First Advisor: Cesar Geraldo Guimaraes
First Referee: Mario Alves Coutinho
Abstract: Esta pesquisa investiga a emergência de um novo realismo em duas obras do cinema iraniano contemporâneo: Close-up (Abbas Kiarostami, 1990) e Um instante de inocência (Mohsen Makhmalbaf, 1996). Em um primeiro momento, realizamos o estudo do realismo no cinema, dando ênfase ao neo-realismo italiano, para, em seguida, compará-lo às experiências iranianas. Na seqüência, analisamos os dois filmes, buscando demonstrar como eles inauguram uma nova modalidade de realismo, ao se reapropriarem, de modo singular, de um evento acontecido no mundo histórico e social.
Abstract: This research investigates the emergence of a new realism in two works of contemporary Iranian cinema: Close-up (Abbas Kiarostami, 1990) and A moment of Innocence (Mohsen Makhmalbaf, 1996). Initially, we study the realism in cinema, emphasizing the Italian neo-realism and then we compare it with the Iranian´s experiences. Finally, we analyze the two movies, trying to demonstrate how they inaugurate a new form of realism, when they reappropriate, in a special way, an event that happened in real world.
Subject: Nema-ye Nazdik (Filme)
Nun va Goldoon (Filme)
Comunicação de massa
Cinema iraniano
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAFI-82TGZ8
Issue Date: 23-Jun-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_silvia_de_paiva.pdf673.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.