Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAFI-88NQ4M
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Remixagens midiáticas na cibercultura juvenil: interação e sociabilidade na constituição de uma rádio na internet
Authors: Marcos Aurelio Junior
First Advisor: Maria Beatriz A Sathler Bretas
First Referee: Carlos Alberto Avila Araujo
Second Referee: Carlos Magno Camargos Mendonca
Abstract: A presente pesquisa analisou um grupo juvenil que se propõe a constituir e manter, voluntariamente, uma emissora radiofônica no ciberespaço (webradio). O objetivo principal era encontrar o conjunto de motivações que animam o trabalho coletivo. Partimos do pressupostoque estas motivações poderiam ser encontradas no conjunto de interações nas quais se inserem estes jovens, tanto as que se inscrevem no dispositivo quanto as que se relacionam ao seudesenvolvimento. O dispositivo em questão chama-se Rádio Animix. Dedica-se à veiculação da música pop japonesa (J-pop), principalmente daquelas que compõem trilhas sonoras dos animes, nome quese dá aos desenhos animados nipônicos. Os jovens que o mantém fazem parte de uma tribo chamada otaku, que se constitui a partir de produtos midiáticos orientais. Os programas da Animix, essencialmente musicais, são apresentados ao vivo e seus idealizadores contam com aparticipação da audiência para compô-los. Para encontrar o conjunto de motivações que animam a vida em grupo, optamos por investigar a lista de discussão dos autores da Animix, principal ambiência onde estes jovens, geograficamente dispersos, se encontram para colocar em dia os afazeres da estação virtual. Também investigamos as interações desencadeadas a partir do dispositivo, que envolvem os desenvolvedores e sua audiência. A fase final da abordagem metodológica consistiu na realização de entrevistas, com o objetivo de apreender o que estes jovens experienciam ao constituírem mídia na internet. No final, foi possível perceber que a constituição da webradio aponta para uma busca por visibilidade, que permite a estes jovens se sentirem celebridades dentro da cena otaku. A partir das interações com a audiência expandem suas redes de relacionamento e seus laços de amizade. Conforme afirmam, as transmissões ao vivo, muitas vezes na base do improviso, permitem justamente um sentir-se mais próximo, em relação aos dispositivos de transmissão assíncrona, como os blogs. Paralelamente, a Rádio Animix configura-se em instrumento utilizado por estes jovens para difundir um gosto musical específico. Divulgando as bandas japonesas e seus estilos pouco assimilados num contexto brasileiro, os autores da emissora reivindicam maior espaço para grupos dedicados à música oriental.
Abstract: This research examined a youth group that aims to establish and maintain, voluntarily, a radio station in cyberspace (webradio). The main objective was to find the set of motivations that animate the collective work. We assume that these motivations could be found in the set ofinteractions within which they operate these young people, both those within the device as those related to its development. The device in question is called Radio Animix. It is dedicated to serving the japanese pop music (J-pop), particularly those that make the soundtracks of the anime, name given to the Japan cartoon factory. The young people involved in its constitution are part of a tribe called otaku, who is from Eastern media products. The Animix productions, essentially musical, are presented live and their creators rely on audience participation to compose them. To find the set of motivations that animate life in a group, we decided to investigate the thread of the authors of Animix, principal ambience where these young people, geographically dispersed, they are to catch up on the affairs of the virtual station. We also investigated theinteractions triggered by the device, involving the developers and their audience. The final phase of the methodological approach consisted of interviews, in order to grasp what these people experience by setting up media on the internet. In conclusion, it was revealed that the formation of webradio points to a quest for visibility, which allows these young people feel celebrities into the otaku scene. From the interactions with the audience expand their networks and their ties of friendship. As they say,live broadcasts, often on the basis of improvisation, allowing just one feel closer, for asynchronous devices, such as blogs. In addition, the Radio Animix configures itself into an instrument used by these young people to spread a specific musical taste. Spreading the Japanese bands and their styles assimilated some Brazilian context, the authors of the station demanding more space for groups dedicated to oriental music.
Subject: Cultura popular
Radiodifusão
Tecnologia Aspectos sociais
Cibercultura
Comunicação de massa
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAFI-88NQ4M
Issue Date: 16-Mar-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.