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dc.contributor.advisor1Bruno Souza Lealpt_BR
dc.contributor.referee1Paulo Bernardo Ferreira Vazpt_BR
dc.contributor.referee2Gislene da Silvapt_BR
dc.creatorFlavio Pinto Vallept_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T06:05:10Z-
dc.date.available2019-08-11T06:05:10Z-
dc.date.issued2010-09-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAFI-8TYJ2X-
dc.description.abstractThis dissertation presents an attempt to approach comics journalism, a medium located in the intersection between journalism and comics. Because comic journalism is a communicative practice in a bordering area, where constraints and opportunities present themselves with greater force, an approach is necessary to understand the displacements that it operates in relation to the more standardized practices found ontheir original media. However, before dealing with specific issues of journalism in comics, this study intends to recover the relationships that the comic has been keeping to journalism since the mid-nineteenth century, when the first sequential graphic narrative was published in newspapers. After this historical approach, it proposes a reflection on the comics reportages by Joe Sacco, more specifically, about his claim to the journalistic status of his comics. Unlike other journalists of comics, Sacco doesnt stand solely in one narrative position: he is the character, the narrator and the author of his narratives. Thus, he turns his reportages into autobiographic documents that found on the self who writes the criterion that must be evaluated. The reporter constructs him self through its inclusion in the journalistic community that is defined by a set of ethical values and technical standards to guide its members in performing their professional activities. In this sense, Sacco supports his claim to the journalistic status on the assertion of professional identity at each narrative position of his comics reportages. However, by appropriating the ethical values and technical standards of journalism, the reporter, in addition to legitimize his claim, weaves a critique of bureaucratic exercise of journalism, and proposes the rescue of a romantic vision of the profession.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma tentativa de aproximação do jornalismo em quadrinhos, um meio de comunicação que se encontra na interseção entre o jornalismo e a história em quadrinhos. Por se tratar de uma prática comunicativa localizada em um espaço de fronteira, onde possibilidades e constrangimentos se apresentam com maior vigor, se faz necessário uma abordagem capaz de apreender os deslocamentos que ela opera em relação às manifestações mais estandardizadas daquelas práticas que se encontram em sua origem. Por isso, antes de avançar em questões específicas do jornalismo em quadrinhos, este estudo propõe recuperar as relações que a história em quadrinhos vem mantendo com o jornalismo desde a segunda metade do século XIX, quando as primeiras narrativas gráfico sequenciaisforam publicadas. Após esta abordagem histórica, é proposta uma reflexão a respeito das reportagens em quadrinhos de Joe Sacco, mais especificamente, sobre a reivindicação do estatuto jornalístico para suas hagaquês. Diferente de outros jornalistas dos quadrinhos, Sacco não ocupa somente um posto narrativo: ele é a personagem, o narrador e o autor de suas narrativas. Deste modo, ele transforma suas reportagens em documentos autobiográficos que fundam sobre o eu que escreve o critério segundo o qual devem ser avaliados. O jornalista constrói seu eu por meio de sua inserção na comunidade jornalística que se define pelo conjunto de valores éticos e de normas técnicas que orientam seus integrantes no desempenho de suas atividades profissionais. Neste sentido, Sacco apoia sua reivindicação do estatuto jornalístico sobre a afirmação de sua identidade profissional em cada um dos postos narrativos de suas reportagens em quadrinhos. Porém, ao apropriar-sedos valores e das normas jornalísticas, o repórter, além de legitimar suareivindicação, tece uma crítica ao exercício burocrático do jornalismo e propõe o resgate de uma visão romântica desta profissão.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismo em quadrinhospt_BR
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.subjectAutorpt_BR
dc.subjectJoe Saccopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectNarradorpt_BR
dc.subject.otherHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subject.otherComunicação de massapt_BR
dc.subject.otherSacco, Joept_BR
dc.subject.otherJornalismopt_BR
dc.titleA reivindicação do estatuto jornalístico nas histórias em quadrinhos de Joe Saccopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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