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dc.contributor.advisor1Marlene Catarina de O Lopes Melopt_BR
dc.contributor.referee1Nilton Alves de Rezendept_BR
dc.contributor.referee2Mauro Calixta Tavarespt_BR
dc.contributor.referee3Ivan Beck Ckagnazaroffpt_BR
dc.creatorFatima Ferreira Roquetept_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T16:26:59Z-
dc.date.available2019-08-10T16:26:59Z-
dc.date.issued2002-02-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FFRE-8C4LPK-
dc.description.abstractThe present studys objective was to analyze the impact of Government regulations on the managing of a Unimed health care co-op in the State of Minas Gerais. Within the context of Government Reform in Brazil, with the approval of Law n. 9.656, in June 1998, the activities of the companies that run private health care plans and insurance (or the segment of supplementary health care) in the Country were regulated. For such a study, a systemic approach to organizational analysis was used, and it dealt with six perspectives, that is, strategic, structural, technological, human, cultural and political. A Unimed health care co-op was chosen to be analyzed. This option was justified, particularly, by the fact that this kind of company is present in most regions and states in Brazil, and it is an alternative to the organizations of the competitive market. The study that was held was exploratory-descriptiveanalytic, and the approach adopted was that of qualitative analysis. Results demonstrated that those interviewed are aware of the environmental forces within this new context, to which the co-op is exposed. They reported that the organization has responded relatively quickly to environmental changes, mainly because a new administration, with a professional outlook, had taken over running the co-op in April 1998. Therefore, regulation offered the chance for this health care co-op to radically change its management style, thus becoming a professional and modern company. Strategic planning was adopted as a management tool, organizational strategies were altered, a new structure was implemented, deep and sweeping innovations were introduced in the technological area, and human resources relations were also changed. A highly qualified managerial team was set up, thus making administrative rationality available to the Unimed health care unit studied, which implied in the building a new culture. The restructuring of this organization, made necessary by the demands brought about by the regulation of the industry, has made viable not only its adaptation to this new context but also its survival and even its growth.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo analisar impactos da regulamentação estatal na gestão de uma cooperativa médica Unimed do Estado de Minas Gerais. No contexto de Reforma do Estado no Brasil, com a promulgação da Lei n. 9.656, em junho de 1998, foramregulamentadas as atividades das empresas que operam com planos e seguros privados de saúde (ou segmento de assistência médica suplementar) no País. Para realizar este estudo, utilizou-se uma abordagem sistêmica de análise organizacional, que contemplou seisperspectivas, quais sejam, estratégica, estrutural, tecnológica, humana, cultural e política. Foi escolhida, como unidade de análise, uma cooperativa médica Unimed. Esta opção se justificou, particularmente, pelo fato de tal modalidade empresarial estar presente na maioriadas regiões e estados do Brasil e ser uma alternativa às organizações do mercado competitivo. O estudo realizado teve um caráter exploratório-descritivo-analítico, sendo adotada uma abordagem de análise qualitativa. Os resultados demostraram que os entrevistados têm consciência das forças ambientais desse novo contexto, às quais a cooperativa está exposta. Relataram que a organização respondeu às mudanças do ambiente de forma relativamente rápida, especialmente, porque uma nova administração, com visão de gestão profissional,havia assumido a direção da cooperativa em abril de 1998. A regulamentação foi, portanto, um impulso para que esta cooperativa médica mudasse radicalmente sua forma de gestão, transformando-se em uma empresa profissionalizada e moderna. Adotou-se o planejamento estratégico como ferramenta gerencial, modificaram-se as estratégias organizacionais, uma nova estrutura foi implementada, inovou-se, profunda e amplamente, no campo tecnológico etransformaram-se as relações com as pessoas. A montagem de uma equipe gerencial altamente qualificada com executivos recrutados no mercado dotou a gestão da cooperativa médica Unimed estudada de racionalidade administrativa, implicando a construção de umanova cultura. A reestruturação desta organização, impulsionada por demandas provocadas pela regulamentação do setor, está viabilizando não somente sua adaptação a este novo contexto como também a sua sobrevivência e, até mesmo, seu crescimento.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherCultura organizacionalpt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherSaúde Administraçãopt_BR
dc.subject.otherCooperativas Minas Geraispt_BR
dc.titleImpactos da regulamentação estatal na gestão organizacional: o caso de uma cooperativa médica Unimed no Estado de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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