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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Emissões vocais âncoras em um sítio de treinamento e naavaliação perceptivo-auditiva de vozes: análise da efetividade
Authors: Priscila Campos Martins
First Advisor: Ana Cristina Cortes Gama
First Co-advisor: Maurilio Nunes Vieira
First Referee: Maurilio Nunes Vieira
Second Referee: Leticia Caldas Teixeira
Third Referee: Glaucya Maria Vicente Madazio
Abstract: Introdução: A análise perceptivo-auditiva da voz humana é a principal forma de avaliação na clínica vocal e nas pesquisas fonoaudiológicas na área da voz. Várias são suas vantagens: permite descrições perceptivas que abrangem diversos parâmetros vocais, é um método rápido, indolor e confortável ao paciente, e, além disso, não depende de equipamentos, gerando um baixo custo. Porém, a avaliação erceptivoauditiva da voz depende de vários padrões internos, o que provavelmente justifica a alta variabilidade na concordância intra e interavaliadores e torna essa avaliação subjetiva. Algumas tarefas são apontadas como fatores que podem otimizar o resultado da avaliação perceptivo-auditiva: utilização de escalas padronizadas, de emissões vocais âncoras, de emissões vocais sintetizadas e o próprio treinamento auditivo. Objetivo: Analisar o efeito do treinamento perceptivo-auditivo com emissões âncoras de vozes naturais na concordância interavaliadores da avaliação da qualidade vocal. Analisar o efeito da avaliação perceptivo-auditivo com emissões âncoras de vozes sintetizadas na concordância intra e interavaliadores da avaliação da qualidade vocal. Métodos: Trata-se de um estudo de natureza quantitativa. Este projeto foi estruturado em dois blocos. No primeiro bloco, desenvolveuse um sítio de treinamento composto por emissões âncoras de vozes naturais, em que os parâmetros da escala GRBASI (R rugosidade, B soprosidade, A astenia, S tensão e I instabilidade) foram treinados e avaliados. Foram selecionados 15 avaliadores não experientes para realizar o treinamento e a avaliação vocal, sujeitos de ambos os sexos com idade entre 18 e 28 anos. Este bloco foi composto por duas Atividades: Atividade Controle e Atividade Treinamento Auditivo. Os mesmos avaliadores realizaram as duas atividades, com um intervalo de 15 dias entre elas, sendo que a ordem de realização das atividades foi sorteada para cada participante. Na Atividade Controle, os avaliadores deveriam, na primeira etapa, avaliar 57 vozes classificando-as quanto ao grau de desvio (0 ausência de desvio, 1 desvio leve, 2 desvio moderado e 3 desvio intenso) de cada parâmetro da escala GRBASI. Na segunda etapa, deveriam realizar a leitura de um texto. Por fim, na terceira etapa, deveriam realizar a mesma avaliação realizada na primeira etapa. As vozes eram aleatorizadas a cada etapa. Na Atividade Treinamento Auditivo, a primeira e terceira etapas eram iguais à da Atividade Controle. Na segunda etapa, os parâmetros RBASI foram treinados separadamente. No treinamento, os avaliadores deviam escutar a voz a ser avaliada, escutar a emissão vocal âncora e, novamente, escutar a emissão vocal a ser avaliado e classificá-lo quanto ao grau de desvio do parâmetro em treinamento. Para cada parâmetro, foram avaliadas quatro vozes, exceto para o parâmetro A, em que foram avaliadas duas vozes, totalizando 56 vozes avaliadas no treinamento. As âncoras eram compostas por vozes naturais. No segundo bloco, foi desenvolvido um Calibrador Auditivo, composto por duas atividades em que os parâmetros R e B da escala GRBASI foram classificados como 0 ausência de desvio, 1 desvio leve, 2 desvio moderado ou 3 desvio intenso. Trinta e dois avaliadores inexperientes, sujeitos de ambos os sexos com idade a partir de 18 anos, foram selecionados para este bloco e realizaram as duas atividades, com um intervalo de 15 dias entre elas. A ordem de realização dasatividades foi sorteada para cada participante. Na Atividade Calibrador Auditivo, 25 vozes foram analisadas com o apoio de emissões âncoras de vozes sintetizadas. Os avaliadores escutaram a voz natural a ser avaliada, em seguida escutaram as emissões âncoras de vozes sintetizadas para cada grau do parâmetro R, e novamente escutaram a voz a ser avaliada, classificando-a em 0 ausência de desvio, 1 desvio leve, 2 desvio moderado ou 3 desvio intenso para este parâmetro. Repetiram o processo para classificar a mesma voz quanto ao parâmetro B. Na Atividade Calibrador Inativo, as mesmas vozes foram avaliadas, porém, sem o apoio das emissões vocais âncoras. Para análise da concordância intra e interavaliadores foi utilizado o coeficiente AC1 de Gwet e Kappa. Para comparação entre as concordâncias foram utilizados o intervalo de confiança (IC) e a variação percentual da concordância. Para realizar a análise estatística foi utilizado o software R versão 3.3.1 Em todas as análises foi considerado um nível de significância de 5%. Resultados Como resultado do primeiro bloco da pesquisa, verificou-se que houve uma diminuição da concordância interavaliadores na Atividade Controle para osparâmetros RBS e I. Na Atividade Treinamento Auditivo com emissões âncoras de vozes naturais, a concordância interavaliadores aumentou para todos os parâmetros, exceto para astenia, mas essa melhora não atingiu significância estatística. Como resultado do segundo bloco da pesquisa, verificou-se que a concordância interavaliadores foi significativamente maior para o grau intenso do parâmetro soprosidade na Atividade Calibrador Ativo quando comparada à Atividade Calibrador Inativo, assim como a concordância intra-avaliadores do parâmetro R. Conclusão O treinamento associado a emissões âncoras de vozes naturais sugerem um aumento da concordância interavaliadores na avaliação perceptivo-auditiva da voz, indicando que novas referências internas foram estabelecidas. O uso de emissões âncoras de vozes sintetizadas na avaliação vocal melhora a concordância intra e interavaliadores na análise perceptivo-auditiva da voz, podendo ser usados na clínica fonoaudiológica.Descritores: voz, qualidade da voz, disfonia, treinamento da voz, percepçãoauditiva
Abstract: Introduction The auditory-perceptual analysis of the human voice is the main way of evaluation in vocal clinical and speech-language-pathology research. There are several advantages to this: it allows perceptual descriptions that cover several vocal parameters, it is a quick, painless and comfortable method to the patient, and besides, it does not depend on equipment, generating a low cost. However, the auditory-perceptual assessment of voice depends on several internal standards, which probably justifies the high variability in intra and inter-rater agreement and makes this evaluation subjective. Some tasks are pointed out as factors that can optimize the result of auditoryperceptual evaluation: the use of scales, anchor stimuli, synthesized stimuli and auditory training. Purpose To analyze the effect of auditory-perceptual training with anchor stimuli of natural voices in the inter-rater agreement of vocal evaluation. To analyze the effect of auditory-perceptual evaluation with anchor stimuli of synthesized voices in the intra and inter-rater agreement of vocal evaluation. Methods This is a quantitative study. This project was structured in two blocks. In the first block, it was developed atraining site composed of anchors of natural voices, in which the GRBASI (R - roughness, B - breathiness, A - asthenia, S - tension and I - instability) parameters scale were trained and evaluated. Fifteen inexperienced evaluators were selected to perform training and vocal assessment, subjects of both genders aged between 18 and 28 years old. This block was composed of two Activities: Control Activity and Auditory Training Activity. The same evaluators performed the two activities, with na interval of 15 days between them, and the order of accomplishment of activities was drawn for each participant.In the Control Activity, the evaluators should, in the first stage, evaluate 57voices classifying them according to the degree of deviation (0 no deviation, 1 light deviation, 2 moderate deviation or 3 intense deviation) of each GRBASI parameter scale. In the second stage, they should read a text. Finally, in the third stage, they should carry out the same evaluation of the first stage. Voices were randomized at each stage.In the Auditory Training Activity, the first and third stages were the same as the Control Activity. In the second stage, the RBASI parameters were trained separately. In the training, the evaluators should listen to the voice to be evaluated,listen to the anchor stimulus and again listen to the stimulus to be evaluated and classify it as to the degree of deviation of the parameter under training. For each parameter, four voices were evaluated, except for the parameter A, in which two voices were evaluated, totaling 56 voices. The anchors stimuli were composed by natural voices.In the second block, an Auditory Calibrator was developed, consisting of two activities in which the roughness and breathiness parameters of the GRBASI scale were classified as 0 no deviation, 1 light deviation, 2 moderate deviation or 3 intense deviation. Thirty two inexperienced evaluators, subjects of both genders aged from 18 years old, were selected for this block and performed the two activities, with an interval of 15 days between them. The order of accomplishment of the activities was drawn for each participant. In Evaluation Activity, 25 voices were evaluated with the support of anchored stimuli of synthesized voices. The evaluators should listen to the natural voice to be evaluated, listen to the anchors of synthesized voices for each degree of the R parameter, and, again, listen to the voice being evaluated, classifying it as 0 no deviation, 1 light deviation, 2 moderate deviation or 3 intense deviation for this parameter. They repeated the process to classify the same voice for the breathiness parameter (B) In the Control Activity the same voices were evaluated, however, without the support of the anchor stimuli.For the analysis of the intra and inter-rater agreement, the AC1 coefficient of Gwet and Kappa was used, and to compare the concordances, the confidence interval (CI) and the percentage variation of agreement were used. Statistical analysis was performed using R version 3.3.1 software. A significance level of 5% was considered for all analyzes. Results As a result of the first block of this research, it was found that there was a decrease of inter-rater agreement in the Control Activity for the RBS and I parameters. In the Auditory Training Activity with natural anchor stimuli, the interrater agreement increased for all parameters except for asthenia, but this improvement did not reach statistical significance. As a result of the second block of this research, it was verified that the inter-rater agreement was significantly higher for the intense degree of the breathiness parameter in Evaluation Activity when compared to Control Activity, as well as the intra-rater agreement of the roughness parameter.Conclusion Training associated with natural voice anchor stimuli suggests an increase in inter-rater agreement in the auditory-perceptual evaluation of voice, indicating that new internal references have been established. The use of vocal anchors stimuli synthesized in the vocal evaluation seems to improve the intra and inter-rater agreement in auditory-perceptual analysis of the voice.Keywords: voice, voice quality, dysphonia, voice training, auditory perception.
Subject: Voz
Disfonia
Percepção Auditiva
Treinamento da Voz
Qualidade da Voz
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FRSS-BB9GR4
Issue Date: 13-Mar-2018
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