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dc.contributor.advisor1Marisa Antonini Ribeiro Bastospt_BR
dc.contributor.referee1Maria Rizoneide Negreiros de Araujopt_BR
dc.contributor.referee2Sonia Maria Soarespt_BR
dc.creatorRodrigo Conti Vieira de Alencarpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T22:12:24Z-
dc.date.available2019-08-11T22:12:24Z-
dc.date.issued2006-06-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/GCPA-6VMQ4U-
dc.description.abstractThis work is a qualitative study aimed at understanding the meaning of the education action attributed to nurses and health community agents by the nurses of the Family Health Program. The method used was the ethnography, based on the theoretical and methodological proposal of SPRADLEY (1979, 1980). The cultural scenario for this work was Cabana, operational and administrative unit, which is part of BeloHorizonte west sanitary district. Data collection was made through participant observation, ethnographic interviews and documentary analysis. The subjects of the research were nine nurses that had been working in the program for over two years.The data analysis identified 8 domains and 6 taxonomies. The results of the research demonstrated some characteristics of the professionals in the Family Health Program, the types of activities developed, and the ways to describe the educational action to the professionals and the community. In relation to the workers, the nurses educational practice is closely related to the traditional and technical conception of education, emphasizing traineeship, professional development and permanenteducation, among other factors. In order to educate, it is necessary to take the worker away from his functions, which implies a disruption in the education conception as a work principle, expression which constitutes the theme of this study.pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um estudo qualitativo que teve como objetivo compreender o significado da ação educativa atribuído pelos enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF) com os profissionais de enfermagem e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).O método utilizado foi a etnografia, fundamentada na proposta teórico-metodológica de Spradley (1979,1980). O trabalho teve como cenário cultural a unidade operacional e administrativa Cabana, parte integrante do Distrito Sanitário Oeste de Belo Horizonte. A coleta de dados foi realizada por meio da observação participante, entrevista etnográfica e análise documental. Os sujeitos da pesquisa foram 9enfermeiros que atuavam no Programa há mais de 2 anos. A análise dos dados deu origem a oito domínios e a seis taxonomias. Os resultados da pesquisa demonstraram algumas características dos profissionais no PSF, os tipos de atividades desenvolvidas, e as formas de descrever as ações educativas com os profissionais e a comunidade. Em relação aos trabalhadores, a prática educacionaldos enfermeiros apresenta uma proximidade com a concepção tradicional e tecnicista de educação, valorizando o treinamento, as capacitações, a educação continuada, dentre outros. Para educar é necessário tirar o trabalhador da linha de frente, demonstrando uma ruptura da concepção de educação enquanto princípio do trabalho, expressão que constituiu o tema deste estudo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectPrograma Saúde da Famíliapt_BR
dc.subjectEducação permanente em saúdept_BR
dc.subject.otherntropologia culturalpt_BR
dc.subject.otherPercepçãopt_BR
dc.subject.otherEnfermagempt_BR
dc.subject.otherEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherPrograma Saúde da Famíliapt_BR
dc.titleA vivência da ação educativa do enfermeiro no programa saúde da família (PSF)pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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