Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-6VZQAP
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Estelina Souto do Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee1Maria Imaculada de Fatima Freitaspt_BR
dc.contributor.referee2Geralda Fortina dos Santospt_BR
dc.creatorDaniele Resende Silva Haddadpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T11:28:17Z-
dc.date.available2019-08-12T11:28:17Z-
dc.date.issued2006-05-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/GCPA-6VZQAP-
dc.description.abstractThis study started from my restlessness in relation to the death of children hospitalized in an intensive care unit in which I worked as a nurse. I didnt feel comfortable in the face of the death process and of the dying of children. Because of this I asked the other nurses thatworked with intensive care if they also felt something different in front of this kind of situation. Thus, in this study, my goal is to understand the experience of the intensive care nurse in relation to the death process and the dying of children, The phenomenology, as modality of qualitative research, made it possible for me the understanding of the nurseexperience from the interviews made with eight nurses, that reported in a very active way their experiences from a direct question: What is the experience of the intensive care nurse like in the face of the death process and the dying of the child? I searched the descriptionsfollowing the steps of the phenomenology and I got to nine meaning units. I interpreted from the sociological phenomenological referential of Alfred Schütz. The speech of the nurses show that they always fight to combat the death and they feel impotent when they face thedeath of children; they refuse to accept the unexpected death and get involved, as well as suffer, with a childs death; in some cases, a childs death brings relief if his or her state is very serious and it is causing too much suffering; They (the nurses) suffer along with theparents the pain caused by the loss of a child; they get more sensitized after they become mothers. Besides they build an armor to continue working in a place where death is an almost habitual phenomenon. Thus, in this work, I show that the nurses are beings that keepan intersubjectivity relation with the children and with their parents and follow in a very close way the pain and the suffering of these people and try to create barriers aiming less suffering in the development of their activities.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve início a partir de minha inquietação em relação à morte de crianças hospitalizadas em uma unidade de terapia intensiva em que trabalhava como enfermeira. Não me sentia à vontade diante do processo de morte e do morrer das crianças, por isso interrogueise os demais enfermeiros que trabalhavam com terapia intensiva também sentiam algo diferente diante desse tipo de situação. Dessa maneira, neste estudo, meu objetivo é compreender a vivência do enfermeiro de terapia intensiva em relação ao processo de morte edo morrer da criança. A fenomenologia, como modalidade da pesquisa qualitativa, me possibilitou compreender a vivência do enfermeiro a partir de entrevistas realizadas com oito enfermeiras, que relataram de maneira muito rica suas vivências a partir da questão norteadora: Qual é a vivencia do enfermeiro de terapia intensiva diante do processo de morte e do morrer da criança? Busquei as descrições seguindo os passos da fenomenologia, tendo chegado a nove unidades de significado. Realizei a interpretação a partir do referencialfenomenológico sociológico de Alfred Schütz. O discurso das enfermeiras mostra que elas lutam sempre para tentar combater a morte e se sentem impotentes diante da morte decrianças; elas se recusam a aceitar a morte inesperada e se envolvem, bem como sofrem com a morte da criança; em alguns casos, a morte de uma criança traz alívio dado o estado de gravidade e sofrimento dela; elas sofrem junto com os pais a dor da perda de um filho; ficammais sensibilizadas depois que se tornam mães, além de construírem uma armadura para continuar trabalhando no local onde a morte é um fenômeno quase rotineiro. Assim, neste trabalho, mostro que as enfermeiras são seres que mantêm uma relação de intersubjetividadecom as crianças e com os pais delas, que vivenciam de maneira muito próxima a dor e o sofrimento dessas pessoas e que tentam criar barreiras no sentido de sofrerem menos no desenvolvimento de suas atividades.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTerapia intensivapt_BR
dc.subjectMorte de criançaspt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subject.otherMorte súbitapt_BR
dc.subject.otherEnfermagempt_BR
dc.subject.otherCriança hospitalizadapt_BR
dc.subject.otherEnfermeiras/psicologiapt_BR
dc.subject.otherUnidades de terapia intensiva pediátricapt_BR
dc.subject.otherRelações profissional-famíliapt_BR
dc.subject.otherRelações enfermeiro-pacientept_BR
dc.subject.otherExistencialismopt_BR
dc.subject.otherPesquisa qualitativapt_BR
dc.subject.otherAdolescentept_BR
dc.subject.otherMortept_BR
dc.subject.otherAtitude frente a mortept_BR
dc.subject.otherLactentept_BR
dc.subject.otherPré-escolarpt_BR
dc.subject.otherCriançapt_BR
dc.titleA morte e o processo de morrer de crianças em terapia intensiva pediátrica: vivência do enfermeiropt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
daniele_haddad.pdf402.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.