Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-8BRHM6
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Preparo de comunidade para ensaio clínico: a memória narrada por seus protagonistas
Authors: Aline de Barros Coelho
First Advisor: Maria Flavia Carvalho Gazzinelli
First Co-advisor: Rita de Cassia Marques
First Referee: Dener Carlos dos Reis
Second Referee: Anny Jackeline Torres da Silveira
Abstract: O crescente desenvolvimento das ciências da saúde fez com que os ensaios clínicos setornassem pesquisas cada vez mais comuns, acompanhadas de discussões sobre os aspectoséticos, especialmente quando envolve populações vulneráveis. O preparo de comunidadeconfigura-se como um conjunto de ações pedagógicas que buscam por meio de diferentesestratégias, desenvolver e estimular o senso crítico, a conscientização com relação aosprocedimentos da pesquisa e os riscos associados, de forma a permitir aos indivíduos umadecisão consciente e responsável em relação à participação em pesquisas clínicas. Os poucosestudos sobre o preparo de comunidade trabalham de forma incipiente os aspectosrelacionadas à subjetividade dos participantes e sua influência sobre a participação em ensaiosclínicos. Pouco se sabe sobre como essas atividades de preparo de comunidade se configuramna memória das pessoas que vivenciaram o processo e como esses acontecimentos vão seenchendo de significados, e se ressignificando nas práticas e nos comportamentos quemarcam a constituição dos sujeitos envolvidos. Este estudo possui uma abordagemqualitativa, fundamentado no referencial teórico da memória e no referencial metodológico daHistória Oral. O seu objetivo é construir a memória do Projeto Vacina contra oAncilostomídeo, ensaio clínico realizado em Americaninhas, município de Novo Oriente,zona rural do nordeste de Minas Gerais. Para construir as narrativas sobre o Projeto, foramutilizados como instrumentos de coleta de dados o diário de campo e entrevista, realizada comquatro sujeitos, cada qual participante de uma atividade educativa: Comitê de Pesquisa, filmedocumentário,Curso de Multiplicador Social e Teatro. O tratamento de dados comportou omomento da transcrição e da textualização, utilizados em História Oral, posteriormente confrontadocom outras fontes científicas. O trabalho foi organizado em três partes: (1) o histórico do ProjetoVacina contra o Ancilostomídeo; (2) as narrativas individuais e (3) a atividade dos protagonistas e aconstrução do ator social. Os resultados demonstraram reações e sentimentos frente à chegada doprojeto na região, a construção de uma relação de confiança e credibilidade com o trabalho dospesquisadores, os aprendizados conquistados (conhecimentos construídos, adoção de novas posturas ecomportamentos) por meio de uma educação cuja marca foi o estímulo ao protagonismo e, a partir dahistória de cada participante, o processo de construção do ator social.
Abstract: The increasing health science development made the clinical assays become more commonresearches, followed by discussions regarding ethical aspects, especially when it involvesvulnerable populations. The community preparation in these situations is configured as a setof important pedagogical actions which aims, by means of different strategies, the criticalsense development and stimulation, the awareness regarding the research procedures, therisks it is associated with, in way to allow the individuals a conscientious and responsibledecision related to the participation in clinical researches. The few studies concerning thecommunity preparation work on an incipient way the questions related to the subjectivity ofthe participants and its influence on the clinical assays. Little is known on how thesecommunity preparation activities configure in these people memories who had lived deeplythe process, and how these events become meaningful, and, if reassigning in practice andbehaviors which mark the involved citizens constitution. This is about a qualitative study,based on the theoretical memory reference and methodological oral history. Its objective is tobuild up the Vaccine Project memory against the Ancilostomedeo, clinical assays carried outin Americaninhas, Novo Oriente District, Minas Gerais northeast agricultural zone. To buildup the Project narratives, it was used as data collection interviews among four citizens, eachone a participant of an educative activity: research committee, documentary films, socialmultiplier course and theater. The data handling held the moment of the transcription andtextualization, using oral history that had been later confronted with other scientific sources.The work was organized in three parts: (1) Vaccine Project against the Ancilostomedeo, (2)the individual narratives; (3) the protagonists activity and the social actor construction. Theresults had demonstrated the reactions and feelings towards the project arrival in the region,the construction of a reliable relation and credibility to the researchers work, the conqueredlearnings (constructed knowledge, new profile adoption and behavior) by means of aneducation which marks were the protagonism stimulation and, from the history of eachparticipant, the process of the social actor construction.
Subject: Participação Comunitária
Vacinas/história
Pesquisa Qualitativa
Enfermagem
Populações Vulneráveis
Educação da População
Pesquisa Biomédica/educação
Ancilostomíase
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-8BRHM6
Issue Date: 9-Aug-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
aline_de_barros_coelho.pdf2.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.