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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Assistência multiprofissional em Unidades de Terapia Intensivas Neonatais acreditadas em nível de excelência
Autor(es): Bruna Figueiredo Manzo
primer Tutor: Marilia Alves
primer miembro del tribunal : Suzinara Beatriz Soares de Lima
Segundo miembro del tribunal: Fernando Coutinho Garcia
Tercer miembro del tribunal: Claudia Maria de Mattos Penna
Cuarto miembro del tribunal: Kenia Lara da Silva
Resumen: A sobrevivência das organizações em um mercado globalizado e competitivo é, indiscutivelmente, um grande desafio para as organizações da área de saúde. Os sistemas de gestão com foco na qualidade são hoje expressamente utilizados, almejando o potencial competitivo e o êxito institucional para a redução de custos e o incremento do lucro. Observa-se forte mobilização em torno da aplicação dos programas de qualidade nas organizações hospitalares, de modo a otimizar a gestão de pessoas e melhorar a eficiência dos serviços. O processo da acreditação é uma estratégica da alta administração. Tal decisão política é repassada aos profissionais em todos os níveis de hierarquia para a operacionalização e o cumprimento do objetivo idealizado. Os profissionais de saúde desempenham papel de destaque na implementação dos processos de avaliação de qualidade. Suas práticas discursivas e sociais refletem o cotidiano de trabalho e o direcionamento das ações para o atendimento das necessidades dos pacientes, principalmente quando se trata de crianças gravemente enfermas da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, já que imprimem eficiência aos serviços. O comportamento dos profissionais pode interferir na maneira como cada serviço experimenta o processo, com influência na diminuição ou no aumento da adesão do progresso da gestão da qualidade. Embora a acreditação hospitalar se apresente para muitos gestores como uma ideologia da qualidade legitimada e estruturada por regras e normas, os sujeitos devem ser valorizados, notadamente, no que se refere ao discurso das práticas cotidianas, e não somente sob o prescrito nas estruturas. Pretende-se com este estudo analisar a configuração da prática discursiva sobre processo de acreditação na equipe multiprofissional em Unidades de Terapia Intensiva Neonatais acreditadas em nível de excelência. Optou-se por uma abordagem qualitativa, com utilização do referencial teórico pós estruturalismo. A pesquisa foi desenvolvida com profissionais de saúde que exercem suas atividades em duas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais distintas, ambas acreditadas em excelência, por meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado. Os resultados apreendidos das práticas discursivas dos sujeitos mostraram que as duas Unidades analisadas apresentam mais semelhanças que divergências, apesar de possuírem histórias e trajetórias diferentes. Obtiveram o título de acreditação em excelência em momentos distintos e apresentam um cenário permeado por lacunas e deficiências, principalmente, no que tange à divergência entre o prescrito no Manual de Acreditação e o real vivenciado cotidianamente pelas equipes multiprofissionais. Notou-se que, inicialmente, os profissionais confiaram na proposta e investiram no preparo e no processo de acreditação, apostando na mudança, apesar da pressão. Porém, depois de sucessivas avaliações, houve perda de motivação e valorização da iniciativa por aqueles que operam o sistema. Detectou-se, também, um processo de trabalho fragmentado e mecanizado, com concentração do planejamento e da tomada de decisão nos líderes setoriais, além da diferença do engajamento entre as categorias profissionais. Ressalta-se que a realidade apurada é muito diferente da preconizada para a acreditação hospitalar de manutenção contínua da qualidade. O processo de preparo para a avaliação mostra-se concentrado nos momentos que antecedem a visita dos avaliadores e subvalorizado nos intervalos entre as avaliações, o que gera desmotivação e desconfiança entre os profissionais. Confirma-se, assim, a tese dos críticos da gestão da qualidade, que a comparam ao modelo taylorista, apontando que o novo processo proporciona apenas outro rótulo, e não mudança na realidade. Frisa-se que o propósito da análise do estudo não foi desaconselhar o uso da estrutura normativa nem mostrar o sistema da qualidade como indesejável. Pretendeu-se, em Assistência Multiprofissional em Unidades de Terapia Intensivas Neonatais Acreditadas em Nível de Excelência verdade, apontar para a necessidade de refletir acerca das práticas discursivas dos profissionais sobre a acreditação hospitalar nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, pois é um importante indicador qualitativo da postura dos sujeitos que a colocam em prática na ponta do sistema perante a clientela. Concluiu-se que as práticas discursivas não condizem com a teoria difundida pela gestão da qualidade e que há grande distância entre a qualidade preconizada e a real, isto é, aquela colocada em prática. No plano geral observou- se a necessidade de promover a reestruturação dos processos de trabalho na Unidade, com base em estratégias e ferramentas de gestão e na valorização da subjetividade dos trabalhadores, a fim de preencher a lacuna entre o prescrito no Manual de Acreditação e a real assistência oferecida pela equipe multiprofissional.
Abstract: The survival of organizations in a globalized and competitive market is undoubtedly a major challenge in health care. Management systems focused on quality are now used aiming at the competitive potential and the institutional success for reducing costs and increasing profits. Thus, it can be noticed a mobilization on the implementation of quality programs in the hospitals in order to optimize the management of people and improve the efficiency of services. Importantly, the process of accreditation is a strategic senior management and this policy decision is passed on to professionals at all levels of hierarchy for the operation and performance of the idealized goal. Health professionals have prominent role in the implementation of processes to evaluate quality and its discursive and social practices reflect the daily work and directing actions to meet the needs of patients, mainly when it comes to seriously ill children in neonatal intensive care unit, since they present efficiency in the services. The professionals behavior can affect the way in which each service experiences the process, with influence on the decrease or increase in membership and progress of quality management. Although the hospital accreditation for many managers is presented as a legitimate ideology of quality and structures by rules and regulations, the subjects should also be appreciated especially with regard to the discourse of daily practices and not only under the requirements of the structures. Thus, this study aimed to analyse the configuration of the discursive practice of the accreditation process in the multidisciplinary team in neonatal intensive care units accredited at the level of excellence. It was chosen a qualitative approach using the theoretical post-structuralism reference. The research was conducted with health care professionals who develop their activities in two different neonatal intensive care units, but both believed in excellence, though interviews with a semi-structured script. The results which were taken from the discursive practices of the subjects showed that the two units presented more similarities than differences, although they have different histories and trajectories. They obtained the title of accreditation for excellence in different moments and present a scenario permeated by gaps and shortcomings, mainly regarding the differences between the requirements of the accreditation Manual and the actual experienced daily by multidisciplinary teams. It was noticed that, initially, the professionals trusted in the proposal and invested in preparation and in the accreditation process, focusing on changings, despite the pressure, but after successive evaluations there were loss of motivation and appreciation of the initiative by those who operate the system. It was also turned out, a fragmented and mechanized work process with a concentration on planning and decision making in industry leaders, and the difference in engagement between the professional categories. It is emphasized that the reality is very different from the calculated recommended for hospital accreditation ongoing maintenance of quality. The preparation process for the evaluation is focused on the moments preceding the visit of evaluators and under-valued in the intervals between assessments, which leads to discouragement and distrust of the professionals. So, it confirmed the argument of critics of the quality management that compare to the Taylor model, noting that the new process provides just another label, but no change in reality. Moreover, it is stressed that the purpose of analysis of the study was not to discourage the use of regulatory structure or to show an undesirable quality system. It was intended to actually submit a reflection on the discursive practices of the professionals on the hospital accreditation in the neonatal intensive care units, as important qualitative indicator of the attitude of the guys who put it into practice on the system from end clientele. It was concluded Assistência Multiprofissional em Unidades de Terapia Intensivas Neonatais Acreditadas em Nível de Excelência that the discursive practices are not consistent with the theory spread by quality management and that there is a large gap between recommended and actual quality, put into practice. In general terms there is a need for restructuring of work processes in the unit by means of strategies and management tools, with an appreciation of the subjectivity of workers to fill the gap between the requirements of the accreditation manual and the actual care offered by the multidisciplinary team.
Asunto: Equipe de Assistência ao Paciente
Gestão de Qualidade
Humanos
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Enfermagem
Dissertações Acadêmidas
Pesquisa Qualitativa
Questionários
Enfermage
Qualidade da Assistência à Saúde
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-8YJFY3
Fecha del documento: 17-ago-2012
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