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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Representações sociais de docentes de cursos de graduação em Enfermagem sobre promoção da saúde
Authors: Enilmar da Cunha de Carvalho
First Advisor: Maria Flavia Carvalho Gazzinelli
First Referee: Kenia Lara da Silva
Second Referee: Nadja Cristiane Lappann Botti
Abstract: Trata-se de um estudo fundamentado na Teoria das Representações Sociais desenvolvida de acordo com o referencial teórico-metodológico da Teoria do Núcleo Central. Teve por objetivo analisar as representações sociais de docentes de enfermagem de Instituições de Educação Superior sobre promoção da saúde. A pesquisa de campo foi realizada com docentes de Enfermagem de três cursos de graduação em Enfermagem de Instituições de Educação Superior Privadas da região metropolitana de Belo Horizonte, tendo como sujeitos 124 docentes de enfermagem em um universo de 180, distribuídos em três cursos de graduação em Enfermagem privados. Para o levantamento dos dados, foram realizadas coletas de evocações livres sob a forma de questionário, em que foi solicitado aos sujeitos que escrevessem rapidamente 5 (cinco) palavras ou expressões que lhes vinham imediatamente à lembrança a partir do estímulo auditivo do termo indutor Promoção da Saúde. A análise do material coletado através da evocação livre foi feita pela técnica do quadro de quatro casas, criado por Pierre Vergès, e o tratamento dos dados coletados foi realizado através do Software Ensemble de Programmes Permettant l'Analyse des Évocations (EVOC) versão 2003, a partir da construção do corpus de análise. O material foi, então, tratado pelo Software EVOC 2003, que calculou para cada corpus do termo indutor promoção da saúde, a frequência simples de cada palavra evocada, as ordens médias de cada palavra e a média das ordens médias de evocação e, ao final, gerou as informações dos quadrantes que foram montados pelo pesquisador no quadro de quatro casas. Os resultados apontam para relações de permanência e mudança deste grupo social com o paradigma da promoção da saúde, e ora sua relação com o modelo de saúde tradicional fragmentado e ora com o modelo integral, plural e ampliado de saúde. Percebeu-se que a promoção da saúde se insere na evolução histórica e prática do trabalho em saúde, das políticas públicas e de alguns modelos peda gógicos em saúde. Constatou-se, que prevenção/educação representa aquilo que é consensual no grupo pela homogeneidade das evocações e forte presença no quadrante superior esquerdo do conjunto dos docentes e nas variáveis. Entre estes se destaca o termo prevenção. As dimensões empíricas constituídas pelos docentes parecem apontar uma relação mais próxima do modelo biomédico. Na maioria dos professores, a representação social organiza-se em torno de um possível núcleo central cujo enfoque recai na perspectiva do modelo curativista e do modelo pedagógico diretivo voltado para a prevenção de doenças. Essa ideia, presente nos elementos prevenção reforçado pelos termos política e assistência, se ancora nos pressupostos do sanitarismo campanhista, modelo predominante no início do século XX. A promoção da saúde continua objetivando a prevenção da doença através da transmissão de informações relativas à higiene e hábitos considerados saudáveis e sob influência do saber técnico -científico. Há outra dimensão presente que se refere à valorização do conhecimento científico do profissional, representado pelos elementos padronizados como educação, reforçada por política e assistência que parece ancorar-se no modelo médico-assistencial privatista que prioriza uma assistência em saúde especializada, individual e curativa. Entretanto, há também apontamentos que parecem aproximar-se do ideário do paradigma da promoção da saúde presente nos termos educação, abordagem-coletiva, cuidado, qualidade-vida e determinantes, presente também principalmente em determinados grupos, como os de docentes que trabalham conteúdos da atenção básica dos serviços de saúde. Demonstra-se, então, que, apesar de lento, há aproximações de mudanças na relação de promoção da saúde com o conceito ampliado de saúde.
Abstract: This is a study based in the Social Representativeness Theory developed according to the theoretical-methodological reference of the Central Nuclei Theory. The purpose was to analyze the Nursing professors social representativeness on providing health, from Superior Educational Institutions. The research was made with nursing professors from three different graduation courses from Nursing Superior Educational Institutions in the metropolitan area of Belo Horizonte. The sample was of 124 professors out of a universe of 180 from the Institutions mentioned above. Data collection was made under the form of a questionnaire in which they were asked to wright down 5 (five) words or expressions quickly when they were told the term Health Promotion. The analyzes of this material was made using the technique of the table of four houses, created by Pierre Vergès and the software Ensemble de Programmes Permettent lAnalyse (EVOC) version 2003 computed these data after the formation of the analyzes corpus. The material was analyzed by the software which calculated the simple frequency of each evocated word, the average order of each word and the average of the average order of the words, generating the information used by the researcher in the technique of 4 houses. The results show that the permanent relations and the changes of this social group with the health promotion paradigm and its relation with the traditional health model either the fragmented or the complete, plural and vast ones. It was noticed that the health promotion is inserted in the historical and practical evolution of the health job, the public politics and some pedagogical models. It was stated that the prevention and the education represent what was the consensus of the group and its presence in the left superior quadrant of the professors group and its variations. The term prevention was detached. The empirical dimensions constituted by the professors seem to target a closer relation to the biomedical model. For the majority of the professors, the social representativeness are organized around a possible central nucleus with focus is on the healing and the edagogical model perspectives leading to sick healing. This idea, present in the element prevention, reinforced by the terms politics and assistance, is anchored in the presumptive campaign sanitarianism, main model at the beginning of XX century. Health promotion continues aiming illness prevention through information transmission related to hygiene and considered health habits and also under the influence of technical-scientific knowledge. There is another present dimension which refers to the professional scientifical knowledge valorization and is represented by the patterned elements as reinforced education by politics and assistance which seems to be anchored in the private medical-assistance model that priories a specialized, individual and healing assistance in health. However, there are some appointments which shows that the ideal is due also to education, group-approach, care, life-quality, and determiners, that are present as well mainly in some groups as the group of professors who work on subjects due to basic health services. It was shown that although it is slow, there are changes between the relation of health promotion and the amplified health concept.
Subject: Promoção da Saúde
Educação em Enfermagem
Ensino
Humanos
Docentes de Enfermagem
Enfermagem
Percepção
Questionários
Enfermagem Tese
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-93ZL58
Issue Date: 27-Nov-2009
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