Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-9ATF7P
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marilia Alvespt_BR
dc.contributor.referee1Antonio Leite Alves Radicchipt_BR
dc.contributor.referee2Claudia Maria de Mattos Pennapt_BR
dc.creatorGelmar Geraldo Gomespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T03:53:56Z-
dc.date.available2019-08-13T03:53:56Z-
dc.date.issued2013-06-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/GCPA-9ATF7P-
dc.description.abstractThis study aimed to identify the conduct adopted by professional primary health care as the service users with acute cases. This is a case study of a qualitative nature, conducted in a Primary Health North Health District, in Belo Horizonte. The data were collected through observation, totaling 119 hours and 30 minutes of observation and semi-structured interviews with 17 health professionals you to deal directly with the care of acute cases that came to the unit, including nurses, medical assistants and technicians nursing. The collected data were subjected to content analysis, opting for thematic analysis. The data were organized into three themes, namely: What is user case with acute and urgent care or emergency healthcare professionals of Primary? The organization of the service user with an acute case, and user flow with acute case the network of health services: the dynamics of referrals. In the first category the data showed that the unit staff have difficulties in defining the terms, especially if acute and urgent. The term emergence was more easily defined probably represent the limit of the severity of cases. This category showed the necessity of adopting a protocol that universalize such concepts, either for primary care professionals to health, or to other levels of care. In the second category, it became clear that the organization of care is focused on the user's access to the unit with an acute case, a loss of spontaneous demand. However, especially when there is a lack of medical professionals on staff, the service time is long, which contributes negatively to the accessibility and linking the user to the home team. In the third category, the data show that referrals when they are made to the Emergency Unit North are quiet for health professionals, which is a reference, but when you need referral to other units, this is more difficult and bureaucratic. It also showed the need to carry out counter-users, which rarely occurs, even when the unit is reference. We conclude that there is a great need to reorient the care of patients with acute cases with universal concepts, use of protocols and professional training. In addition, care must be reordered seeking speed and resolution, even when there is a lack of an experienced team, which contributes to increased quality of care and linking user. It is important that the network really work and processes are unbureaucratic, because when there is need for a transfer, the speed can be crucial in the prognosis of the userpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo identificar a conduta adotada pelos profissionais da atenção primária à saúde quanto ao atendimento de usuários com casos agudos. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, realizado em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Sanitário Norte, de Belo Horizonte. A coleta de dados ocorreu por meio de observação assistemática, totalizando 119 horas e 30 minutos de observação, e entrevista semiestruturada com 17 profissionais de saúde que lidassem diretamente com o atendimento dos casos agudos que chegavam à unidade, entre enfermeiros, médicos, auxiliares e técnicos de enfermagem. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, optando-se pela análise temática. Os dados foram sistematizados em três categorias temáticas, a saber: O que é usuário com caso agudo e atendimento de urgência ou emergência para os profissionais de saúde da Atenção Primária? A organização do atendimento ao usuário com um caso agudo; e o fluxo do usuário com caso agudo na rede de serviços de saúde: a dinâmica dos encaminhamentos. Na primeira categoria os dados mostraram que os profissionais da unidade têm dificuldades em definir os termos, principalmente caso agudo e urgência. O termo emergência foi mais facilmente definido provavelmente por representar o limite da gravidade dos casos. Nesta categoria evidenciou-se a necessidade de adoção de um protocolo que universalize tais conceitos, seja para profissionais da atenção primária à saúde, seja para outros níveis de atenção. Na segunda categoria, evidenciou-se que a organização do atendimento é voltada para o acesso do usuário com caso agudo à unidade, com prejuízo da demanda espontânea. Porém, principalmente quando há a falta do profissional médico na equipe, o tempo de atendimento é longo, o que contribui negativamente para a acessibilidade e vinculação do usuário à sua equipe. Na terceira categoria os dados mostram que os encaminhamentos quando são feitos para a Unidade de Pronto Atendimento Norte são tranquilos para os profissionais de saúde, por esta ser a referência, porém quando é necessário fazer o encaminhamento para outras unidades, este é mais difícil e burocratizado. Também foi evidenciada a necessidade da realização da contrarreferência dos usuários, que ocorre raramente, mesmo quando a unidade é referência. Conclui-se que é grande a necessidade de se reorientar o atendimento de pacientes com casos agudos com universalização dos conceitos, adoção de protocolos e capacitação profissional. Além disso, o atendimento deve ser reordenado buscando agilidade e resolutividade, mesmo quando há a falta de um profissional na equipe, o que contribui para o aumento da qualidade da atenção e vinculação do usuário. É importante que a rede funcione de fato e que os processos sejam desburocratizados, pois quando há necessidade de uma transferência, a agilidade pode ser decisiva no prognóstico do usuáriopt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssistência Pré-Hospitalarpt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectNecessidades e Demandas de Serviços de Saúdept_BR
dc.subjectQualidade da Assistência à Saúdept_BR
dc.subject.otherServiços Médicos de Emergênciapt_BR
dc.subject.otherAssistência Pré-Hospitalarpt_BR
dc.subject.otherHumanospt_BR
dc.subject.otherFatores Socioeconômicospt_BR
dc.subject.otherEnfermagempt_BR
dc.subject.otherQuestionáriospt_BR
dc.subject.otherAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subject.otherAtitude do Pessoal de Saúdept_BR
dc.subject.otherCapacidade de Resposta ante Emergênciaspt_BR
dc.titleAtendimento de usuários com casos agudos na atenção primária à saúdept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_de_mestrado_gelmar_geraldo_gomes.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.