Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XMGNU
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Claudia de Assis | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernando Crespo Corvisier | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mauricio Veloso Queiroz Pinto | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Mauricio Freire Garcia | pt_BR |
dc.creator | Daniel Lemos Cerqueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T05:43:57Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T05:43:57Z | - |
dc.date.issued | 2009-03-04 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XMGNU | - |
dc.description.abstract | The present work focus effects of resonance on Sequenza IV for piano by the italian composer Luciano Berio (1925-2003), assuming the hypothesis that the resonance is a structural material. Therefore, five excerpts were selected from the score and extracted from recordings of three chosen pianists. Fifteen spectral analysis were elaborated to illustrate results perceptible by listening, dealing with a discussion about the interpreters comprehension of the materials, particularities of the excerpts and their expected effects. This work also has an historical-cultural approach, establishing a dialog between the composers personal conceptions and musical ideas from his time, evidencing Sequenza IVs importance and its peculiarities inside the Sequenze cycle. Also, a brief study was made about the pedal mechanisms along the history, as well as its applications on the piano repertoire. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como objetivo o estudo das diversas formas de ressonância na Sequenza IV para piano do compositor italiano Luciano Berio (1925-2003), partindo do pressuposto que esta é parte estruturante da peça. Para isto, foram escolhidos cinco trechos da partitura, com as respectivas partes extraídas das gravações de três pianistas selecionados. Dessa forma, foram elaboradas quinze análises espectrais que ilustram objetivamente resultados perceptíveis na audição, visando a uma discussão sobre a compreensão do material musical pelo intérprete, características do trecho escolhido e efeitos esperados. Este trabalho também possui uma abordagem histórico-cultural, estabelecendo um diálogo entre as concepções pessoais do compositor e idéias musicais de seu tempo, evidenciando o papel da Sequenza IV e suas peculiaridades em meio ao ciclo de Sequenze. Ainda, foi realizado um breve estudo sobre os mecanismos de pedal no piano ao longo da história, bem como sua aplicação no repertório pianístico. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Piano | pt_BR |
dc.subject | Análise espectral | pt_BR |
dc.subject | Música contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Sequenza IV | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Gravação | pt_BR |
dc.subject | Pedal | pt_BR |
dc.subject | Partitura | pt_BR |
dc.subject | Luciano Berio | pt_BR |
dc.subject.other | Piano Instrução e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Berio, Luciano, 1925- | pt_BR |
dc.subject.other | Musica | pt_BR |
dc.title | Estudo das ressonâncias na Sequenza IV de Lucio Berio | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o.pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.