Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XMGNU
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Claudia de Assispt_BR
dc.contributor.referee1Fernando Crespo Corvisierpt_BR
dc.contributor.referee2Mauricio Veloso Queiroz Pintopt_BR
dc.contributor.referee3Mauricio Freire Garciapt_BR
dc.creatorDaniel Lemos Cerqueirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T05:43:57Z-
dc.date.available2019-08-10T05:43:57Z-
dc.date.issued2009-03-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XMGNU-
dc.description.abstractThe present work focus effects of resonance on Sequenza IV for piano by the italian composer Luciano Berio (1925-2003), assuming the hypothesis that the resonance is a structural material. Therefore, five excerpts were selected from the score and extracted from recordings of three chosen pianists. Fifteen spectral analysis were elaborated to illustrate results perceptible by listening, dealing with a discussion about the interpreters comprehension of the materials, particularities of the excerpts and their expected effects. This work also has an historical-cultural approach, establishing a dialog between the composers personal conceptions and musical ideas from his time, evidencing Sequenza IVs importance and its peculiarities inside the Sequenze cycle. Also, a brief study was made about the pedal mechanisms along the history, as well as its applications on the piano repertoire.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo o estudo das diversas formas de ressonância na Sequenza IV para piano do compositor italiano Luciano Berio (1925-2003), partindo do pressuposto que esta é parte estruturante da peça. Para isto, foram escolhidos cinco trechos da partitura, com as respectivas partes extraídas das gravações de três pianistas selecionados. Dessa forma, foram elaboradas quinze análises espectrais que ilustram objetivamente resultados perceptíveis na audição, visando a uma discussão sobre a compreensão do material musical pelo intérprete, características do trecho escolhido e efeitos esperados. Este trabalho também possui uma abordagem histórico-cultural, estabelecendo um diálogo entre as concepções pessoais do compositor e idéias musicais de seu tempo, evidenciando o papel da Sequenza IV e suas peculiaridades em meio ao ciclo de Sequenze. Ainda, foi realizado um breve estudo sobre os mecanismos de pedal no piano ao longo da história, bem como sua aplicação no repertório pianístico.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPianopt_BR
dc.subjectAnálise espectralpt_BR
dc.subjectMúsica contemporâneapt_BR
dc.subjectSequenza IVpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectGravaçãopt_BR
dc.subjectPedalpt_BR
dc.subjectPartiturapt_BR
dc.subjectLuciano Beriopt_BR
dc.subject.otherPiano Instrução e ensinopt_BR
dc.subject.otherBerio, Luciano, 1925-pt_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.titleEstudo das ressonâncias na Sequenza IV de Lucio Beriopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.