Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XMGNU
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Estudo das ressonâncias na Sequenza IV de Lucio Berio |
Autor(es): | Daniel Lemos Cerqueira |
Primeiro Orientador: | Ana Claudia de Assis |
Primeiro membro da banca : | Fernando Crespo Corvisier |
Segundo membro da banca: | Mauricio Veloso Queiroz Pinto |
Terceiro membro da banca: | Mauricio Freire Garcia |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo o estudo das diversas formas de ressonância na Sequenza IV para piano do compositor italiano Luciano Berio (1925-2003), partindo do pressuposto que esta é parte estruturante da peça. Para isto, foram escolhidos cinco trechos da partitura, com as respectivas partes extraídas das gravações de três pianistas selecionados. Dessa forma, foram elaboradas quinze análises espectrais que ilustram objetivamente resultados perceptíveis na audição, visando a uma discussão sobre a compreensão do material musical pelo intérprete, características do trecho escolhido e efeitos esperados. Este trabalho também possui uma abordagem histórico-cultural, estabelecendo um diálogo entre as concepções pessoais do compositor e idéias musicais de seu tempo, evidenciando o papel da Sequenza IV e suas peculiaridades em meio ao ciclo de Sequenze. Ainda, foi realizado um breve estudo sobre os mecanismos de pedal no piano ao longo da história, bem como sua aplicação no repertório pianístico. |
Abstract: | The present work focus effects of resonance on Sequenza IV for piano by the italian composer Luciano Berio (1925-2003), assuming the hypothesis that the resonance is a structural material. Therefore, five excerpts were selected from the score and extracted from recordings of three chosen pianists. Fifteen spectral analysis were elaborated to illustrate results perceptible by listening, dealing with a discussion about the interpreters comprehension of the materials, particularities of the excerpts and their expected effects. This work also has an historical-cultural approach, establishing a dialog between the composers personal conceptions and musical ideas from his time, evidencing Sequenza IVs importance and its peculiarities inside the Sequenze cycle. Also, a brief study was made about the pedal mechanisms along the history, as well as its applications on the piano repertoire. |
Assunto: | Piano Instrução e ensino Berio, Luciano, 1925- Musica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XMGNU |
Data do documento: | 4-Mar-2009 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o.pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.