Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XPHH6
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Ações pedagógicas do professor de piano popular: um estudo de caso
Autor(es): Ana Carolina Nunes do Couto
Primeiro Orientador: Heloisa Faria Braga Feichas
Primeiro membro da banca : Patricia Furst Santiago
Segundo membro da banca: Antônio Rafael Carvalho dos Santos
Resumo: Este trabalho aborda a pedagogia da música popular num contexto muito específico: a aula de piano popular. As práticas de aprendizagem informal de música são consideradas por estudiosos como essenciais para que a aprendizagem deste repertório seja autêntica. A partir deste pressuposto, buscou-se investigar como a aula de um instrumento tradicionalmente ligado à música clássica poderia ensinar um tipo de repertório que permaneceu durante tanto tempo às margens do ensino formal. Para a realização da pesquisa, foi feita uma entrevista com sete professores que trabalham com a música popular, bem como uma observação de suas aulas, visando a reunir dados passíveis de análise que pudessem apontar significados para atitudes e pensamentos desses professores. O estudo permitiu verificar que, embora os professores demonstrem ter conhecimento sobre a importância das práticas de aprendizagem informal para o desenvolvimento do trabalho com o repertório popular, nem todas são utilizadas em suas aulas, por diversos motivos, tais como a restrição imposta pelo tempo de cada aula, a expectativa do aluno em receber informações de seus professores e, no caso de alguns professores, um pensamento ainda atrelado aos moldes de uma aula tradicional de piano. O estudo aponta ainda para a importância que desempenha a Universidade, na promoção do desenvolvimento de pesquisas nessa área, para que os profissionais que trabalham com o piano popular possam adquirir fundamentação para legitimar determinadas práticas de aprendizagem que ainda permanecem às margens do ensino formal de música.
Abstract: This work approaches the pedagogy of popular music in a very specific context:popular piano lessons. The main objective was the investigation of existing approaches of informal music learning in popular piano lessons. The informal learning practices of music are considered by experts as essential to make the repertoire learning authentic. Based on this assumption, an investigation of how the lessons of an instrument traditionally linked to classical music can teach one type of repertoire that has remained for such a long time at the fringes of formal study. To realize this research, seven popular music teachers were interviewed and also their classes were observed, with the objective of collecting passive data for analysis that could signify the attitudes and thoughts of these teachers. This study permitted the verification that, the teachers demonstrated knowledge of the importance to the practice of informal learning for the development of the work with the popular repertoire. Not all practices are used in their lessons, for various reasons, such as limited time in each class, the expectation of the student to receive information from their teachers and in the case of some teachers, thinking still linked to a more traditional lesson model. The study points to the importance that the University has in the promotion and development of research in this area, so that professionals that work with popular piano can justify the usage of certain learning practices, which thus far remain at the fringes of formal music teaching.
Assunto: Piano Instrução e ensino
Musica popular Instrucao e ensino
Musica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XPHH6
Data do documento: 26-Set-2008
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