Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XQFZ4
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Análise e realização de 4 leadsheets do Calendário do Som de Hermeto Pascoal segundo os conceitos harmônicos de Arnold Schoenberg: uma abordagem do calendário do som segundo os conceitos harmônicos de Schoenberg
Autor(es): Fabiano Araujo Costa
primer Tutor: Fausto Borem de Oliveira
primer miembro del tribunal : Ana Claudia de Assis
Segundo miembro del tribunal: Norton Dudeque
Resumen: Estudo sobre as convergências entre procedimentos harmônicos da música popular, representada pela música de Hermeto Pascoal compositor brasileiro nascido em 1936, e da música erudita, representada pela teoria harmônica desenvolvida por Arnold Schoenberg (1874-1951) compositor austríaco responsável por toda uma mudança no panorama musical do Século XX. Foram selecionadas 4 músicas do Calendário do Som conjunto de 366 partituras criadas a cada dia do período entre Junho de 1996 a Junho de 1997 , intituladas: 23 de Junho de 1996, 9 de Agosto de 1996, 9 de Junho de 1997 e 14 de Novembro de 1996, que se destacaram pela variedade de caminhos harmônicos percorridos por Hermeto Pascoal. Foi feito um trabalho de interpretação das particularidades da cifragem de Hermeto, e a seguir uma revisão bibliográfica sobre os conceitos da análise harmônica schoenberguiana (Monotonalidade, Tonalidade Expandida, Flutuante e Suspensa, Transformação, Substituição, Regiões e Regiões Intermediárias e Acordes Vagantes), a partir dos Tratados de SCHOENBERG (1999, 2004, 2001), e dos estudos de DUDEQUE (1997, 2005), TINÉ (2002), SALZER (1982), e sobre conceitos, ferramentas e simbologias comuns na escola da música popular (Escala de Acorde, Cifras, Simbologia Analítica), a partir de CHEDIAK (1986), FREITAS (1995), GUEST (1996) FARIA (1991). Procurou-se discutir que tipo de vantagem essa análise poderia trazer à leitura de partituras como as do Calendário do Som, que se caracterizam por serem simplificadas, tipo leadsheet, e ao mesmo tempo conter uma grande complexidade harmônica. São apresentadas 4 realizações com elaborações de trechos das peças a duas, três, quatro e cinco vozes, soluções que levam em consideração a textura e a condução de vozes.
Abstract: This study looks at the convergencies between the harmonic procedures in popular music, as expressed by the music of Hermeto Pascoal - a Brazilian composer born in 1936, and in classical music as represented by the harmonic theory of Arnold Shoenberg (1874- 1951) - Austrian composer who brought about a significant change in the music panorama in the 20th century. Four pieces were selected from Calendario do Som a set of 366 sheet music created for each day of the period between June 1996 and June 1997. The selected pieces - June 23rd1996, August 9th 1996, June 9th 1997 and November 14th 1996 - have stood out for the variety of the harmonic paths chosen by Pascoal. A careful analysis of the unique features of Pascoal's leadsheet was carried out together with a review of literature onthe concepts of Schoenberg's harmonic analysis (monotonality, expanded tonality, fluctuating and suspended tonality, transformation, substitution, regions, intermediary regions and vagrant chords). SCHOENBERG's treatises (1999, 2004, 2001) and the studies of DUDEQUE (1997, 2005), TINÉ (2002), SALZER (1982) were also researched. In order to study the concepts, tools and symbologies of popular music (chord scale, sheet music, analitycal symbolism) the contributions of CHEDIAK (1986), FREITAS (1995), GUEST (1996) and FARIA (1991) were also explored. This study points to the advantage of this kind of analysis for the reading of sheet music - such as Calendario do Som's, which is deceitfully simple and yet holds a great deal of harmonic complexity. Four elaborated works are presented with the use of excerpts of pieces at 2, 3, 4 and 5 voices, pathways found to contemplate both texturing and voicing.
Asunto: Pascoal, Hermeto, 1936- Calendário do som
Harmonia (Música)
Schoenberg, Arnold, 1874-1951
Pascoal, Hermeto, 1936-
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XQFZ4
Fecha del documento: 18-dic-2006
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