Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XWLPY
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carlos Vicente de Lima Palombinipt_BR
dc.contributor.referee1Emilio Cesar Pereira Rezendept_BR
dc.contributor.referee2Silvio Ferraz de Mello Filhopt_BR
dc.creatorRicardo Miranda Nachmanowiczpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T16:44:44Z-
dc.date.available2019-08-09T16:44:44Z-
dc.date.issued2007-04-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XWLPY-
dc.description.abstractThis work dedicates to establish the beddings for a Phenomenological procedure of musical analysis in accordance with Edmund Husserls Phenomenology, in special of its philosophy express in the Logical Investigations and in the On the Phenomenology of the Consciousness of Internal Time, not abdicating of the processes of Phenomenologicalreduction, as of its too much workmanships. In intention to search the beddings of one future Phenomenological musical analysis, based in purely intentional processes, this work concludes with the establishment of three distinct intentional moments: 1-The musical-intention. 2-The musical-experience. 3-The musical-meaning. All these conceptsnominate intentional acts that I consider to be most elementary, each one if sending, for analytical reasons, to a distinct field of action, without excluding the proximity existing between the three, but making possible dedicated studies to one or another aspect. In a second degree there is the discussion about the importance of a rigorously phenomelogical basis, using as reference the Prolegomena to Pure Logic and Philosophy as Rigorous Science, both written by E.Husserl, as well an introduction to the philosophicsubject of phenomenology.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho dedica-se a estabelecer os fundamentos para um procedimento fenomenológico de análise musical em consonância com a fenomenologia de Edmund Husserl, em especial de sua filosofia expressa nas Investigações Lógicas e nas Lições para uma fenomenologia da consciência interna do tempo, não abdicando dos processos de redução fenomenológica, como de suas demais obras. No intuito de buscar osfundamentos de uma futura análise fenomenológica musical, baseada em processos puramente intencionais, este trabalho conclui com o estabelecimento de três momentos intencionais distintos: 1- A intenção-musical. 2- A experiência-musical. 3- O sentido musical. Onde todos estes conceitos nomeiam atos intencionais que considero serem os mais elementares, cada um se remetendo, por motivos analíticos, a um campo distinto de ação, não excluindo a contigüidade existente entre os três, mas possibilitando estudos dedicados a um aspecto ou outro. Em um segundo plano corre a discussão a respeito da importância de um fundamento fenomenologicamente rigoroso, tendo como basesobretudo os Prolegômenos à lógica pura e a Filosofia como ciência de rigor, ambas obras de E.Husserl, como também uma introdução ao conteúdo propriamente filosófico da fenomenologia.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise musicalpt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectEdmund Husserlpt_BR
dc.subject.otherHusserl, Edmund, 1859-1938pt_BR
dc.subject.otherMúsica Filosofia e estéticapt_BR
dc.subject.otherMúsica Fenomenologiapt_BR
dc.titleFundamentos para uma análise musical fenomenológicapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fundamentos_para_uma_an_lise_fenomenologica__revisado_.pdf887.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.