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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Da formação no corredor ao corredor de formação: a troca de experiência como alternativa para a gestão dos dilemas e desafios da prática pedagógica
Autor(es): Aurea Regina Damasceno
primer Tutor: Luciola Licinio de C P Santos
primer miembro del tribunal : Maria das Mercês Ferreira Sampaio
Segundo miembro del tribunal: Angela Imaculada L de F Dalben
Resumen: A proposta fulcral desse trabalho é buscar apreender parte do processo de construção e/ou apropriação dos saberes docentes pelos/as professores/as de Língua Portuguesa que atuam na etapa final da Educação Fundamental, dentro do contexto social, material, histórico e político em que desenvolvem a prática pedagógica escolar cotidiana. Como a troca de experiência, tanto nos debates e estudos, como nas pesquisas sobre formação de professores tem sido apresentada como uma das formas mais utilizadas por esses/as na construção dos seus saberes profissionais, esse estudo busca centrar o olhar na investigação do processo de troca de experiências como alternativa de gestão dos desafios e dilemas da prática pedagógica. Realiza uma análise de um processo que se desenvolve em meio a conflitos e situações que vão se constituindo no dia-a-dia. A troca de experiência é investigada a partir da observação das relações que se estabelecem no espaço escolar de três escolas situadas em bairro popular da região de Belo Horizonte e pertencentes à rede pública estadual e municipal e à rede privada de educação básica e de entrevistas com nove professoras que trabalham nessas escolas. A importância de focalizar a troca de experiência reside no fato de que os professores são, paradoxalmente, um corpo profissional que resiste à moda e que é muito sensível à moda (Nóvoa, 1992. P 17). Portanto, é necessário identificar, elencar e analisar os processos que vêm sendo denominados pela escola como troca de experiências e apreender de sua essência as possibilidades e limitações, enquanto uma alternativa de formação continuada. A pesquisa iniciou com alguns questionamentos sobre, por que, como, onde, quando, por quem e quais são as trocas de experiências realizadas como uma alternativa à gestão dos desafios e dilemas da prática pedagógica escolar do professor de Língua Portuguesa. Entretanto, os dados coletados levaram-nos a centrar os estudos na existência de fatores de natureza pessoal, profissional, cultural e organizacional que inibem a troca de experiência no interior da escola, tais como: as relações afetivas construídas no espaço escolar; a falta de entusiasmo ou a síndrome de burnout; a cultura do individualismo; o medo, insegurança e mal estar dos professores; o sentimento de ausência de formação; o problema da competência não utilizada e da incompetência negligenciada; a identidade do professor; a resistência pessoal e institucional e o desconhecimento dos saberes dos professores; a ética da responsabilidade, e, ainda, a inadequação dos tempos e espaços escolares; a sobrecarga de trabalho e a gestão da unidade escolar. Se, na literatura, a troca de experiências entre professores é enfatizada como uma das estratégias mais utilizadas para a construção de saberes profissionais que permite a gestão dos desafios e dilemas da prática pedagógica cotidiana, esta pesquisa mostra que, ao contrário, esta prática se encontra inibida na escola.
Abstract: The central proposal of this work is to get hold of the process of construction and/or acquisition of knowledges by teachers of Portuguese language who teach at the last years of our fundamental education, within a social, material, historical and political context in which their everyday pedagogical practice develops. The exchange of experiences both in debates and studies as well as the researches done about been shown as one of the most used forms for the building up of this professional knowledge. The exchange of experiences is examined here form the relations that are developed in 02 public schools which are in an urban popular area of Belo Horizonte and also a private school. A total of 09 teachers. The major importance to focus the exchange of experiences is in the fact that paradoxically, teachers are a professional group which resists fashionable changes; they are resistant to what is fashionable. Therefore its necessary to identify catalogue and analyze the processes which have been named by the school as exchange experiences and learn from its essence the possibilities and limitations as an alternative of a continuous graduation; professional development. The research began with some question: why, how, where, when by whom and which are the changes that take place as an alternative to deal with conflicts and dilemmas Faced by a Portuguese language teacher in her pedagogical practice. However, the data found, directed our studies to the existence of factories wich are of a personal, professional, cultural and organizational nature thus inhibiting the changes of experiences in school. They are: friendship built up in schools, lack of enthusiasm, the burnout syndrome, the insecurity; fear, the individualistic behavior, feeling of inappropriateness of acquired knowledge problem of competence non-recognized and also competence neglected, identity of a teacher, personal resistance and also resistance form the institution and the lack of knowledge obtained by teachers, the ethic of responsibility, and, above all,, time and spaces are felt so inadequate at school; overworking, and the organization of the school as unit. In Literature, the exchange of experiences between teachers is emphasized as one of the strategies most used in the constructions of the professional knowledge which allows them to hope with the conflicts and dilemmas in the everyday pedagogical practice what is shown here is the apposite. This practice is hidden and inhibited in the school now.
Asunto: Educação
Professores Formação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-5MAHPJ
Fecha del documento: 4-jul-2002
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