Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-5T7QTC
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Tornando-se sujeitos socioculturais com a arte: uma experiência de jovens estudantes e professores da Escola Municipal da Vila Pinho
Autor(es): Adalgisa Helena Gomes de Matos
Primeiro Orientador: Rogerio Cunha de Campos
Primeiro Coorientador: Lucia Gouvea Pimentel
Primeiro membro da banca : Angela Imaculada L de F Dalben
Segundo membro da banca: Miguel Gonzalez Arroyo
Resumo: A presente dissertação procurou investigar e trazer reflexões e análises sobre práticas educativas com a arte vividas por jovens e professores de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada em uma região periférica da Regional Barreiro na Cidade de Belo Horizonte. As falas dos sujeitos da pesquisa e a análise de amplo material da experiência como: fitas de vídeo, fotografias e trabalhos dos alunos, apontaram que os professores e jovens alunos que a viveram construíram tanto espaços de sociabilidade, quanto a si, enquanto sujeitos, tendo presente nas relações vividas a arte em diálogo com a dinâmica das práticas socioculturais. Nessa construção, a arte permeou os processos educativos que ultrapassaram as relações de aprendizagem em sala de aula, perpassando toda a escola, entrelaçando-se com as práticas sociais vindas de fora. Sendo assim, o título desta dissertação é Tornando-se sujeitos socioculturais com a arte: uma experiência de jovens estudantes e professores da Escola Municipal da Vila Pinho. O objetivo geral dessa dissertação foi o de analisar a partir das falas dos sujeitos - jovens e professores - os sentidos e significados atribuídos à experiência, além da tentativa de produção de reflexão sobre como aconteceu na experiência, as relações entre a arte, a educação, os jovens, a estética e a ética. Parto do pressuposto de que, se a escola compreende a realidade sociocultural de seus alunos, poderá ser bem sucedida em suas relações pedagógicas, e que os processos educativos nos quais a arte está presente podem estabelecer uma relação com a estética e com a ética, levando a situações de ensino e aprendizagens significativas, além da constituição de sujeitos (novas subjetividades) e construção na escola de espaços de sociabilidade. Os resultados da pesquisa indicam que os sujeitos que viveram essa experiência educativa com a arte se tornaram outros, pois o conhecimento construído não ficou apenas na superfície, deixou marcas. Esses sujeitos estão agindo. Novas ações com a arte estão acontecendo em outros lugares.
Abstract: The present dissertation tried to investigate and bring reflections and analysis over educative practices with art lived by teenagers and teachers of a Public Fundamental School, located in a peripheral region of Belo Horizonte city, state of MG, Brazil. The speeches of the researched subjects and the analysis of a huge material, such as video tapes, photographs and students homework, pointed that the teachers and the teenagers has built both sociability spaces and themselves, as subjects. Art was present in the relations, in dialog with the dynamic of sociocultural practices. In this process, the art became present all over the school, exceeding the educative relations in classroom, linking with social practices coming from outside. Then, the title of this dissertation is Becoming sociocultural subjects with Art: an experience of young students and teacher from Vila Pinho Municipal School. The main objective of it was to analyze, departing from the subjects speeches students and teachers the feelings and means attributed to the experience; and also to try to produce reflection over how this experience happened, and the relations among art, education, the students, esthetic and ethic. I work from the principle that, if the school understands the sociocultural reality of its students , it can be well succeeded in its pedagogic relations, and that the educative processes in which art is present may establish a relation with the esthetic and the ethic, producing significant situations of teaching-learning, and also the constitution of subjects (new subjectivities) and construction of spaces of sociability at school. The results of the research indicates that the subjects who lives this educative experience with art, became new ones, once the knowledge was not only on the surface, it left marks. These subjects are acting. New actions with art are happening in other places.
Assunto: Arte Estudo e ensino Aspéctos sociais 
Arte e educação Aspéctos sociais 
Educação artística(Primeiro grau) Estudo e ensino Aspéctos sociais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-5T7QTC
Data do documento: 24-Nov-2003
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_adalgisa.pdf1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.