Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-66DGQW
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Processos de inclusão social: um estudo a partir das vivências de educadoras infantis de associações comunitárias rurais do Vale do Jequitinhonha-MG
Authors: Tania Aretuza Ambrizi Gebara
First Advisor: Maria Amelia Gomes de C Giovanetti
First Co-advisor: Antonio Julio de Menezes Neto
First Referee: Nilma Lino Gomes
Second Referee: Isabel de Oliveira e Silva
Abstract: Com esta pesquisa pretendo identificar e compreender os processos de inclusão social construídos por mulheres que atuam como educadoras infantis em associações comunitárias ocalizadas em comunidades rurais da região do Vale do Jequitinhonha MG. Tenho como objetivos específicos compreender o universo cultural da mulher camponesa e seus espaços de socialização, analisar os processos de formação das educadoras, refletir sobre sua relação com a comunidade local para identificar os processos de inclusão social construídos por elas mesmas e contribuir para a construção de um olhar que supere a negatividade na análise da pobreza das camadas populares camponesas. O foco deste trabalho são educadoras infantis na faixa etária entre 26 e 42 anos, que atuam com crianças de 2 a 6 anos em instituições rurais de Educação Infantil mantidas por associações comunitárias. Optei por uma abordagem qualitativa, realizando uma pesquisa de tipo etnográfico, na qual os dados são analisados endo como eixo central as categorias inclusão/exclusão social, investigadas a partir das esferas do trabalho, da comunidade e da família. Os instrumentos utilizados foram observações, entrevistas e registros em formato de diário de campo, onde foram recolhidos dados descritivos na linguagem do próprio sujeito, permitindo-me desenvolver uma idéia sobre a maneira como as educadoras interpretam sua condição de trabalhadoras de instituições de Educação Infantil e sua inserção naquele meio social. A pesquisa me permitiu perceber que, embora exista um universo de conformismo, submissão e exclusão, as educadoras pesquisadas não estão coladas à imagem da inferioridade; elas elaboram processos, encontram caminhos, pessoas e resistem, saem do lugar de descredenciadas, à medida que estabelecem relações com seus pares, constroem relações de credibilidade e legitimidade, superam a imagem de inferiores que lhes é conferida. Esse processo se dá nas práticas comunitárias, por meio das quais as identidades das mulheres pesquisadas vão se constituindo ao se fazerem líderes e ao se fazerem educadoras infantis.
Abstract: This research aims at identifying and understanding the social inclusion processes undertaken by female educators in community kindergartens in the rural area of Vale do Jequitinhonha in the state of Minas Gerais. Our main goal in this project is try to understand the cultural background of such women and their socialization enviroments; analyse their formation as educators, reflect about their relationship with local community in order to identify the social inclusion processes built by them and contribute to reshape the negative view of many when analysing poverty in rural settings. The research focuses children educators aging 26 to 42 who work with children aging 2 to 6 in rural community kindergatens suported by community associations. We opted to employ a qualitative approach by using an ethnographic-like research, in which the data are analysed using the inclusion/exclusion social categories investigated in the work, community and family spheres. We employed the following tools in the research:observations,interviews and diary-like record of the subjects`s own words which made it possible to shape an idea of how the educators interpret their condition as professionals and their insertion in that social setting. The research allowed us to note that, although there is a universe submission, conformism and exclusion taking place, the educators are not linked to any image of inferiotity, they elaborate processes, find out solutions, and resist. They construct relationships that grant both credibility and legitimacy to their tasks overcoming the under-achieving image that was once conferred to them. It takes place in their community practices through which their new identities as leaders and children educators start shaping.
Subject: Educação
Educação rural
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-66DGQW
Issue Date: 18-Nov-2004
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pr__textuais_t_nia.pdf64.59 kBAdobe PDFView/Open
textuais_t_nia.pdf2.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.