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dc.contributor.advisor1Antonia Vitoria Soares Aranhapt_BR
dc.contributor.referee1Marlucy Alves Paraisopt_BR
dc.contributor.referee2Lucilia Regina de Souza Machadopt_BR
dc.contributor.referee3João Bosco Laudarespt_BR
dc.creatorBetania Duarte Guimaraespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T16:06:09Z-
dc.date.available2019-08-11T16:06:09Z-
dc.date.issued2004-12-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/HJPB-674PAF-
dc.description.abstractCette investigation cherche a contribuer pour la compréhension du procès des changements dans lorganization et dans lê travail pédagogique dune école professionnelle du niveau technique en face des demandes dadoption de la logique dês compétences. En considérant quil y a actuellement dans lê monde empresarial et dans lê marche du travail um grand appel pour lutilisation de la notion de compétence, que certaines réformes educationelles des années 90 ont sur cette notion un de sés piliers et que cela vise a obliger lês systémes educationels et lês écoles a faire un changement paradigmatique dans lorganization dês curriculum, dans lê procés denseignement-apprentissage et dévaluation educationelle avec lobjectif de vérifier si: lécole a effectivement realize lê changement imposé par ce nouveau rapport dnas sés curriculum, dans lê procès denseignement-apprentissage et dévalution educationelle, quel type de relation elle a établie avec lês normes de lÉtat et avec la logique dês entreprises sur ce sujet et, dans le cas de la non-réalization des chnagements quels sont lês facteurs et les rélations que lont fait résister à lusage de cette notion. Pour obtenir ce résultat il est nécessaire faire une analyse de lexécution de la reforme de lEducation Professionelle des années 90, dans l ETFG (Escola de Formação Gerencial) du SEBRAE-MG, pour vérifier les niveaux dautonomie, de résistance et de conformation dans la relation de lécole avec les déterminations dÉtat et aussi caractériser lê procès de discussion et (sil y a) de réalization du nouveau paradigme de lécole.pt_BR
dc.description.resumoEsta investigação busca contribuir para a compreensão do processo de mudanças na organização e no trabalho pedagógico em uma escola de educação profissional de nível técnico face às demandas de adoção da lógica das competências. Tendo por base que há atualmente no mundo empresarial e no mercado de trabalho um grande apelo ao uso da lógica das competências, que algumas das reformas educacionais dos anos 90 têm nesta noção um de seus pilares e que isto visa obrigar os sistemas educacionais e as escolas a fazerem uma mudança paradigmática na organização dos currículos, nos processos de ensino-aprendizagem e na avaliação educacional, buscou-se verificar se: a escola tem efetivamente operado a mudança imposta por esse novo referencial em seus currículos, processos de ensino-aprendizagem e de avaliação; que tipo de relação ela estabelece com as normas do Estado e com a lógica empresarial a esse respeito e, caso não esteja operando tais mudanças, que fatores e relações a faz resistir ao uso dessa noção. Para tanto, analisar-se-á a implementação da reforma da Educação Profissional dos anos 90, na ETFG (Escola de Formação Gerencial) do SEBRAE-MG, a fim de verificar seus níveis de autonomia, resistência e conformação na relação da escola com as determinações do Estado, além de caracterizar o processo de discussão e (se houver) de implementação do novo paradigma na escola.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCurriculos  pt_BR
dc.subject.otherDesempenho  pt_BR
dc.subject.otherEnsino profissionalpt_BR
dc.titleNeo-tecnicismo no currículo por competências: a experiência da escola do SEBRAEpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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