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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A identidade de professores homens na docência com crianças: homens fora do lugar?
Autor(es): Frederico Assis Cardoso
primer Tutor: Marlucy Alves Paraiso
primer miembro del tribunal : Adla Betsaida Martins Teixeira
Segundo miembro del tribunal: Eustaquia Salvadora de Sousa
Tercer miembro del tribunal: Luciola Licinio de C P Santos
Cuarto miembro del tribunal: Antonia Vitoria Soares Aranha
Resumen: Esta investigação estuda o processo de construção e reconstrução da identidade de professores homens que trabalham na docência com crianças. Seu foco são os professores homens no segmento do 1º ciclo de formação (crianças de seis, sete e oito anos de idade) da rede municipal de ensino de Belo Horizonte (MG). Utilizando conceitos próprios do campo teórico dos estudos culturais, tais como identidade, diferença, representação e práticas de significação, esta dissertação procura compreender e problematizar os significados do gênero na escola. Em específico, busca responder a questões relativas aos professores homens: quem são eles? Como constroem (ou reconstroem) sua identidade masculina, atuando em uma profissão socialmente definida como feminina? Em que medida a masculinidade atribui sentidos ao seu trabalho? Para isso, esta dissertação utiliza-se da metodologia de pesquisa qualitativa e trabalha com entrevistas, questionários, observações e registros de campo. Foram feitas nove entrevistas, além de observações em uma escola, entre os meses de março e agosto de 2004. O argumento aqui desenvolvido é o de que a identidade dos professores homens é construída em relações de poder, em processos permanentes de conflito de acomodação e resistência em relação à norma masculina. O estudo mostra que as relações de gênero na escola não expressam apenas concepções culturais próprias de uma sociedade ou de uma época. Elas também atuam como forma de contestar ou legitimar certos tipos de papéis socialmente definidos para homens e para mulheres.
Abstract: Cette recherche étudie le processus de construction et de reconstruction de lidentité des professeurs du sexe masculin qui travaillent avec des enfants. Son enjeu ce sont les professeurs du sexe masculin du premier cicle de formation (des enfants de lâge de six, sept et huit ans) du réseau municipal de lenseignement à Belo Horizonte Minas Gerais. En utilisant des concepts propres dans le champ théorique des etudes culturelles, telles que lidentité, la différence, la répresentation et les pratiques de signification, ce travail cherche à comprendre et à problématiser la signification du genre dans lécole. En particulier, il cherche à répondre à des questions relatives aux professeurs du sexe masculin: qui sont-ils? Comment construisent-ils (ou reconstruisent-ils) leur identité masculine, en exerçant une profession socialement définie comme féminine? Dans quelle mésure la masculinité impose-t-elle un sens à leur travail? Pour cela ce travail utilise la méthodologie de la recherche qualitative et nous travaillons à partir dentretiens, de questionnaires, dobservations et denregistrement fait sur le terrain. Nous avons fait neuf entretiens, en plus dobservations dans lécole, entre les mois de mars et daoût de 2004. Les arguments que nous développons dans cette étude sont que lidentité des professeurs du sexe masculin se construit dans des rapports de pouvoir, en processus permanents des conflits dacommodation et résistence par rapport au modèle masculin. Létude montre que les rapports de genre dans lécole nexprime pas que les conceptions culturelles propres dune société et dune époque. Elles opèrent aussi comme une forme de contestation ou légitimation des certaines formes des rôles socialement définis par les hommes et par les femmes.
Asunto: Sociologia educacional
Professores Formação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-67BE2P
Fecha del documento: 20-dic-2004
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