Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-6ALMPT
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O encontro com crianças filhas de catadores de papel: sinalizações para uma creche e uma pesquisa com a "nossa cara"
Autor(es): Camila Carvalhal Alterthum
primer Tutor: Maria Amelia Gomes de C Giovanetti
primer Co-tutor: Jose Alfredo Oliveira Debortoli
primer miembro del tribunal : Nilma Lino Gomes
Segundo miembro del tribunal: Isabel de Oliveira e Silva
Resumen: A pesquisa junto a crianças menores de seis anos, filhas de catadores de papel, teve dois objetivos. O primeiro, buscar na interlocução com as crianças as fundamentações para o trabalho pedagógico da creche que viria a atendê-los. O segundo, revelado na busca do primeiro, refletir a respeito das sinalizações que estas crianças ofereciam para a prática da pesquisa no campo da infância. A observação participante foi utilizada como recurso para a aproximação a três famílias de catadores de papel, que revelaram as distâncias existentes entre a realidade do cotidiano das camadas populares e os estigmas impostos pela instituição escolar aos que vivem processos de exclusão social. A relação de pesquisa construída com as crianças mostrou a importância de estar aberto às novidades que as diversas infâncias com quem se dialoga apresentam, seja na pesquisa ou na prática educativa. Os termos deste diálogo pautaram-se na especificidade da expressão das crianças pequenas, que marcam suas presenças no mundo por meios de gestos, olhares, silêncios, sorrisos e brincadeiras. Para compreender esta singularidade, o encontro permeado por relações de alteridade entre adultos e crianças apresentou-se como condição fundamental. Este encontro com as crianças filhas de catadores de papel sinalizou a possibilidade de creche e pesquisa serem espaços onde se experimenta a novidade, onde se exercita o princípio de que somos todos independente da condição etária ou social sujeitos que produzem cultura, conhecimento e que podem imprimir sua cara nas práticas sociais que compartilham.
Abstract: The research with some under six year old children of paper collector families has two main goals. First, to gather information from the these boys and girls to found the work at a public kindergarten that receives them. Second, discuss about the implications of the elements indicated by them to the research on children. As a resource of the qualitative research, being with the kids was the best way to understand the space that exists between the reality of their lives and what school expects from the people that suffer social exclusion. The relations established by scientist and these children for the occasion of the research showed how important is to be open to the novelty that each childhood presents. The guide-lines for our dialogue was the way they make their selves present in the world: the gesture, the silence, the smile, the way they glance and play. The meeting with the children of paper collectors families revealed the possibility of public kindergarten be a place that accept the novelty that children indicate. Research can also be a space for that. The academic investigation and educational practices that deal with children could be truly be based on the principle that we all are even small and social excluded people subjects of culture and knowledge.
Asunto: Catadores de papel
Educação
Educação elementar
Educação de crianças
Trabalho e educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-6ALMPT
Fecha del documento: 7-abr-2005
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
o_encontro_com_crian_as_filhas_de_catadores_de_papel.pdf1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.