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Tipo: Tese de Doutorado
Título: As feições da privatização do público na educação superior brasileira: o caso da UFPA
Autor(es): Vera Lucia Jacob Chaves
Primeiro Orientador: Maria do Carmo de Lacerda Peixoto
Primeiro membro da banca : Dalila Andrade Oliveira
Segundo membro da banca: Luciola Licinio de C P Santos
Terceiro membro da banca: Roberto Leher
Quarto membro da banca: Otavio Soares Dulci
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo central analisar os desdobramentos/tipologias que o privado assume no interior das universidades públicas a partir da reforma da educação superior implementada no período de 1995 a 2002, tendo como locus de investigação a Universidade Federal do Pará. A intenção foi a de buscar analisar como o processo de privatização vai sendo naturalizado no interior da universidade e promovendo alterações substantivas na organização da instituição. Partimos da idéia de que a crise conjuntural que afeta a educação pública superior está interligada ao movimento de reforma do Estado implementado pelo governo brasileiro como parte da estratégia mundializada de enfrentamento da crise de acumulação do capital, orientado por organismos internacionais como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, cuja centralidade consiste na redefinição do papel do Estado frente as políticas sociais, transferindo funções específicas de prestador de serviços para o mercado. Tal reforma tem levado a universidade à adesão de um novo modelo educacional que privilegia a mercantilização do ensino como o único mecanismo de superação da crise educacional, induzida pelo governo federal, na perspectiva de criar as condições para a privatização. Para efetivação desta pesquisa, optamos por utilizar o estudo de caso com vistas a apreender as múltiplas dimensões e relações do objeto a ser investigado por meio de uma análise exaustiva e profunda da ocorrência do fenômeno na Universidade Federal do Pará. Compreendemos que tal análise deve estar situada no âmbito global da política educacional em curso no país, na medida em que as mudanças que se evidenciam nessa instituição não são autônomas, mas estão inseridas na lógica global de reforma do Estado brasileiro, guardadas suas especificidades regionais e locais. A pesquisa evidenciou a intensificação de um movimento de naturalização das reformas que tem sido materializado pela diversidade de ações que vêm sendo adotadas pelas reitorias e acatadas por grupos de docentes que passaram a aceitar a idéia de modernização racionalizadora, via privatização e terceirização da atividade universitária. Os reflexos dessas políticas no interior da UFPA têm provocado mudanças nas concepções e práticas desenvolvidas o que vem contribuindo para que a universidade passe a ser essencialmente prestadora de serviços para atender as demandas exclusivas do mercado capitalista. A análise dos contratos/convênios de prestação de serviços estabelecidos entre a UFPA e empresas privadas e pública, destacados nesse estudo, mesmo que tenham objetivos diversos, no seu conjunto, configuram exemplos concretos em que o conhecimento transforma-se em mercadoria. A tecnologia tornou-se a principal finalidade da ciência, estabelecendo seus objetivos e orientando suas atividades. A instituição universitária, por sua vez, de produtora do conhecimento transformou-se em uma organização social abandonando a formação e a pesquisa para lançar-se no mercado competitivo, subordinando sua produção acadêmica às demandas e necessidades do capital e do mercado impostas pelos financiadores.
Abstract: This research intends to analyze the unfolding/typologies that the private assumes in public universities from the reform of the superior education implemented in the period of 1995 the 2002, emphasizing the Universidade Federal do Pará. The intention was to analyze how the process of privatization is becoming natural at this university and raising changes on its organization. The conjunctural crises that affects the superior public education is related by the State reformation inseminated for the Brazilian government as a part of the world strategy to face the crisis of capital accumulation, organized for international organisms like Fundo Monetario Internacional e o Banco Mundial, whose objectives are redefine the functions of the State on social politics, transferring specific functions of lender of services to the market. Such reform has taken the university to the adhesion of a new educational model that privileges the commerce of education as the only mechanism of overcoming the educational crisis, induced for the federal government, in the perspective to create the conditions for the privatization. This research emphasizes the naturalization oh what has been materialized by the different actions adopted and accepted for groups of students who started to accept those ideas of rational modernization , by the privatization of the university activities. The consequences of these politics done at UFPA are making the university become just a service render that attends only the exclusive demands of the capitalist market. The analysis of the contracts/accords of services installments made between UFPA and public and private companies, emphasized in this study, even though they have different purposes, configures real examples where the knowledge was changed into merchandise. Technology became the principal purpose of the science, making its objectives and guiding its activities. The university institution, in turn, of a knowledge maker became a social organization, abandoning the graduation and researches to enter on the competitive market, subordinating its academic production to the demands and necessities of the capital and market imposed by the financiers.
Assunto: Ensino superior
Educação e Estado
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-6DRGWL
Data do documento: 4-Jul-2005
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