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Type: Dissertação de Mestrado
Title: O movimento de luta por moradia no bairro Capitão Eduardo: processos educativos resgatados pelas lembranças dos seus primeiros moradores
Authors: Miriam Regina de Sousa Bezerra
First Advisor: Nilma Lino Gomes
First Co-advisor: Geraldo Magela Pereira Leao
First Referee: Maria Amelia Gomes de C Giovanetti
Second Referee: Rogerio Cunha de Campos
Third Referee: Amauri Carlos Ferreira
Abstract: Esta pesquisa localiza-se no campo de estudos dos movimentos sociais e educação. Tem como objetivo principal a compreensão dos processos educativos vivenciados pelos primeiros moradores e moradoras do bairro Capitão Eduardo, através de suas lembranças quanto à participação no movimento de luta por moradia (Movimento dos Sem-Casa), na década de 1980, em Belo Horizonte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio da metodologia da história oral. Foram realizadas entrevistas com seis moradores, homens e mulheres, negros e brancos, lideranças e base do movimento nos anos 80. As narrativas revelaram várias dimensões educativas experienciadas pelos sujeitos, ao longo de suas trajetórias de vida, e apreendidas no contexto específico do movimento, tais como: a relação com o outro, a organização política, a negociação em situações de conflito e o aprendizado da luta pelos direitos. Além dessas dimensões mais amplas, a escola também é apontada como um importante espaço formador. Ao retomarem as suas lembranças, articulando-as com o presente, os saberes escolares e os saberes construídos na vida e na luta política são vistos, pelos entrevistados, como complementares.
Abstract: This is a research on the studies of social movements and education. Its main objective is the comprehension of educational processes lived by the first inhabitants of Capitão Eduardo neighborhood, through their memories of their participation in the homeless movement (MOVIMENTO dos SEM CASA), in the 1980s in Belo Horizonte. It is also about the qualitative research developed by an oral history methodology. Interviews were done with six inhabitants, men and women, black and white, leaders and participants of the movement in the 1980´s. These narratives reveal several educational dimensions experienced by the subjects throughout their lives and apprehended within a specific context from the movement, such as their relationship, their political organization, negotiation skills in struggling situations, and the learning to fight for their rights. Besides these dimensions the school is also spotted as an important space for development. Remembering and articulating these memories with the present time scholastics knowledge and life knowledge built through political struggle are seen by the interviewees as complementary.
Subject: Educação
Movimentos sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-6VZJYY
Issue Date: 29-Sep-2006
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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