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dc.contributor.advisor1Luciola Licinio de C P Santospt_BR
dc.contributor.referee1Angela Imaculada L de F Dalbenpt_BR
dc.contributor.referee2Edil Vasconcellos de Paivapt_BR
dc.creatorKarla Vignoli Viegas Barreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T15:05:41Z-
dc.date.available2019-08-10T15:05:41Z-
dc.date.issued2006-10-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/HJPB-6VZLTN-
dc.description.abstractThis research intends to investigate the process of transformation of the Educator-Supervisor function in the last years, in the public and private schools, analyzing and comparing their performance with the one of the Pedagogic Coordinator, their presumed successor in the municipal schools of Belo Horizonte. In Belo Horizonte, the implantation of the project Escola Plural in 1995 in the municipal schools, suppressed the School Supervisor's function and transferred their tasks to Teacher-Coordinators, in a process that aimed to give the teacher a superior autonomy and to enlarge their performance in the school. In this new proposal, the process of power decentralization was implemented inside the school, starting to elect the Coordinator with wider functions than those of the Educational Supervisor. Such event has been provoking serious questioning concerning the directions that will be taken by the profession. The pertinence of the discussion, that is not new at this time, stands in the survival of the profession, what sets this subject in a privileged degree of analysis. Through some studies of cases performed with an Educational Supervisor and two Pedagogic Coordinators of the private and public municipal schools of Belo Horizonte, respectively, we tried to elucidate how the practices of these professional occur at the present time. The data come from the observations of the three researched professionals performance, from the answers given by them and by other educators, during interviews and through consultation of documents. The analysis is based in the literature of the Educational Supervision (Celestino Silva Jr., Naura Ferreira, Nilda Alves, Regina Garcia, Myrtes Alonso, Antônia Medina, Demerval Saviani, José Carlos Libâneo, Mary Rangel, Mirian Grinspun, Marileusa Fernandes, Vera Placco, Ana Maria Franz, and others). The conclusion is elected that the Pedagogic Coordinators at the municipal schools of Belo Horizonte, to substitute the Educational Supervisors, still didnt build a new proposal of performance that differentiates them substantially of the old supervision. Both supervisors, in the public and in the private school still now were not able to shape a new model of supervision which give them a new identity.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca investigar o processo de transformação da função do pedagogo-supervisor nos últimos anos, nas redes pública e privada de ensino, analisando e comparando a sua atuação com a do coordenador pedagógico, seu suposto sucessor nas escolas municipais de Belo Horizonte. Em Belo Horizonte, a implantação da Escola Plural na rede municipal, em 1995, suprimiu a figura do Supervisor escolar e repassou suas funções a Professores-Coordenadores, em um processo que visava conferir ao professor maior autonomia e ampliar seus espaços de atuação na escola. Nessa nova proposta, foi implementado o processo de descentralização do poder no interior da escola, passando-se a eleger o coordenador com funções mais amplas que a do supervisor educacional. Tal fato tem provocado sérios questionamentos acerca dos rumos que serão tomados pela profissão. A pertinência da discussão, que não é nova, neste momento, situa-se na sobrevivência da profissão, o que coloca esse objeto em lugar privilegiado de análise. Por meio de Estudos de Caso realizados com uma supervisora educacional e duas coordenadoras pedagógicas das redes privada e pública municipal de Belo Horizonte, respectivamente, procuramos elucidar como se dão as práticas dessas profissionais na atualidade. A análise realizada baseou-se nas observações da atuação das três profissionais pesquisadas, nas respostas dadas por elas e por outros educadores em entrevistas, e na consulta a documentos, ancorada nas idéias de pesquisadores da área, tais como: Celestino Silva Jr., Naura Ferreira, Nilda Alves, Regina Garcia, Myrtes Alonso, Antônia Medina, Demerval Saviani, José Carlos Libâneo, Mary Rangel, Mirian Grinspun, Marileusa Fernandes, Vera Placco, Ana Maria Franz, dentre outros. De acordo com os dados coletados, concluiu-se que os coordenadores pedagógicos eleitos nas escolas municipais de Belo Horizonte, para substituírem os supervisores educacionais, ainda não construíram uma nova proposta de atuação que os diferencie substancialmente do modelo antigo de supervisão. Ambos profissionais, presentes na escola pública e privada de ensino, ainda não conseguiram desenvolver um novo modelo de supervisão que lhes dê uma nova identidade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessor-coordenador pedagógicopt_BR
dc.subjectSupervisão educacionalpt_BR
dc.subjectOrganização do trabalho escolarpt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectGestão pedagógicapt_BR
dc.subject.otherEscola pluralpt_BR
dc.subject.otherPedagogos Formação profissionalpt_BR
dc.subject.otherSupervisão educacionalpt_BR
dc.titlePrática em extinção ou em processo de renovação?: um estudo sobre a supervisão educacionalpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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