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http://hdl.handle.net/1843/HJPB-6Z5MZL
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | A intensificação do trabalho docente na Rede Municipal de Betim |
Autor(es): | Flavio Januzzi da Silva |
primer Tutor: | Dalila Andrade Oliveira |
primer Co-tutor: | Adriana Maria Cancella Duarte |
primer miembro del tribunal : | Ada Avila Assuncao |
Segundo miembro del tribunal: | Ines Assuncao de Castro Teixeira |
Resumen: | Este estudo busca analisar o trabalho docente realizado na Rede Municipal de Betim no contexto das reformas educacionais dos últimos anos. Assim, ao considerar a realidade escolar sob essa ótica, buscou-se identificar situações de intensificação do trabalho docente. Investigou-se se as mudanças que têm ocorrido nos sistemas de ensino têm levado à intensificação do trabalho docente e/ou ao aumento das formas de controle do trabalho. Buscou-se também analisar as estratégias de aceitação e enfrentamento de tais situações por parte dos professores. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa, procedendo-se análises bibliográficas e documentais e realizaram-se observações do trabalho cotidiano dos professores em duas escolas selecionadas na cidade de Betim. Foram aplicados questionários para o conjunto dos docentes e ocorreram entrevistas semi-estruturadas com uma amostra intencional do grupo de professores. Foram eleitas as seguintes categorias de análise: o processo de trabalho, a organização da escola e do trabalho escolar, a situação e a condição de trabalho, a proletarização, a profissionalização e a intensificação do trabalho. Constatou-se que tem havido um alargamento das funções atribuídas ao professor, como exigências de trabalho coletivo e novas formas de avaliação do trabalho escolar, nem sempre acompanhadas das condições necessárias para sua realização. Observou-se que o professor está sujeito a precarização das condições de trabalho e também da sua situação profissional, que provocam, conseqüentemente, o sobretrabalho e a ampliação da carga horária, o adoecimento e a sensação de desvalorização. |
Abstract: | Cet étude analyse le travail des professeurs, réalisé dans la Rede Municipal de Betim, dans le contexte des reformes éducacionales des dernières années. On considère, alors, la realité scolaire inserée dans ce contexte, on a identifié des situations d intensification du travail du professeur. On a recherché si l occurrence de changements dans le système scolaire provoquent l intensification du travail des professeurs et/ou l augmentation des manières de contrôle du travail. On a analysé, aussi, les stratégies d acceptation et la façon dont les professeurs font face aux situations. Pour cela, on a fait l option pour la recherche qualitative, en réalisant des analyses bibliographique et documentales. On a exécuté des observations du travail quotidien des professeurs dans deux écoles seleccionés dans la ville de Betim. Les professeurs ont répondu à un questionnaire et des entretiens demi-structurés ont eu lieu, avec un échantillon intentionnel du groupe de professeurs. On a élu les categories d analyse: le processus de travail, l organization de l école et du travail scolaire, la situation et condition de travail, la prolétarisation, la professionnalisation et l intensification du travail. On a constaté qu il y a une amplification des functions atribuées au professeur, comme l exigence de travail colletif et des nouvelles manières d évaluation du travail scolaire, pas toujours accompagnées des conditions nécessaires pour leur réalisation. On a remarqué que le professeur souffre la precarité des conditions de travail et aussi de la situation professionnel, qui provoquent, par conséquence, l excès de travail et l ampliation du temps du travail dans l école, la maladie et la sensation de dévaluation. |
Asunto: | Trabalho Educação Educadores Educação Escolas publicas Belo Horizonte, Região metropolitana de (MG) Pratica de ensino Práticas pedagógicas |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/HJPB-6Z5MZL |
Fecha del documento: | 27-feb-2007 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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