Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7KNECH
Type: Tese de Doutorado
Title: Pedagogia do cuidado: a relação de saberes e valores no trabalho do programa saúde da família
Authors: Eliana Aparecida Villa
First Advisor: Antonia Vitoria Soares Aranha
First Referee: Daisy Moreira Cunha
Second Referee: Nilma Lino Gomes
Third Referee: Suzana Lanna Burnier Coelho
metadata.dc.contributor.referee4: Matilde Meire Miranda Cadete
Abstract: Estudos marxianos evidenciam o trabalho como algo indispensável à existência e à formação do ser humano. Contudo, observa-se, na área da saúde, que a dimensão educativa do trabalho, enquanto experiência de formação humana, é pouco reconhecida. Com as mudanças implementadas no Programa Saúde da Família, o trabalho passou a ser realizado em equipe, estando aí implícita uma aproximação entre concepção e execução do trabalho, do qual os trabalhadores são chamados a participar ativamente. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo é analisar a relação de saberes que se estabelece entre os integrantes das equipes de saúde da família de um Centro de Saúde de Belo Horizonte. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, fundamentada no referencial marxista, na ergologia e na psicodinâmica do trabalho, bem como nos estudos sobre o trabalho em saúde. Na análise, foi possível desvelar que o Programa Saúde da Família define condições e organização do trabalho que, por um lado podem ser fonte de frustração e sofrimento para as trabalhadoras e, por outro lado, podem ser uma potência pedagógica e terapêutica, capaz de produzir saber e prazer. Para todas as trabalhadoras, o trabalho é fonte de aprendizagem; há uma pedagogia inscrita na experiência do cuidado que se mostra por meio de: uma construção individual e coletiva de saberes entre os profissionais; uma relação mais democrática, que afrouxa a rede de saber-poder; uma competência técnica que se inscreve no corpo das trabalhadoras produzindo novas habilidades; uma interação terapêutica mediada pela linguagem; uma relação que poderíamos chamar da solidariedade ou da compaixão. Assim, o cuidado assume o estatuto de uma categoria reconstrutiva, na qual se integram os diferentes saberes e valores, por meio da renormalização da atividade, o que permite uma renovação de sentidos para o trabalho e para o trabalhador. Consideramos, portanto, a influência do trabalho em todos os âmbitos da vida e apostamos em uma abordagem que considere os aspectos subjetivos do trabalhador, seus saberes e valores, enquanto elementos fundamentais de reconstrução individual e coletiva do e no trabalho.
Abstract: Marxist studies evidence work as essential to the existence and development of the human being. However it's remarkable that in the heath area the educational dimension of work as the experience of the human development is left beside. With the changes implemented in the Family Health Program, the work started to be done by teams, implying an approach between the conception and execution of work, in which workers are required to take part actively. Within this context, the main purpose of this study is to analyze the knowledge relation established among the members of family health teams at a Health Center in Belo Horizonte. It is a qualitative research, based on the Marxist reference framework, ergology and psychodynamics of work, as well as on studies about work in health. Through this analysis it was possible to reveal that the Family Health Program defines conditions and organization of the work in which, by one hand may be a source of suffering and frustration for the workers and, by the other, may be a potential pedagogical and therapeutic power, capable of producing knowledge and pleasure. For all workers, work is a source of learning; there is a pedagogy inscribed in the experience of care which is shown through: an individual and collective construction of knowledge among professionals; a more democratic relation, which loosens the knowledge- power network; a technical competence inserted in the worker's bodies which produces new skills; a therapeutic interaction mediated by language; a relation that could be called solidarity or compassion. Therefore, the care assumes the statute of a reconstructive category, which joins different kinds of knowledge and values, through the renormalization of the activity, which allows a renewal of senses for the work and the worker. Thus, we consider the influence of work in all aspects of life and rely on an approach that consider the subjective aspects of the worker, his knowledge and values, as fundamental elements of individual and collective reconstruction of/in work.
Subject: Educação
Trabalho e educação
Saúde Trabalho
Programa Saúde da Família
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7KNECH
Issue Date: 22-Aug-2008
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pedagogia_do_cuidado.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.