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dc.contributor.advisor1Marisa Ribeiro Teixeira Duartept_BR
dc.contributor.referee1Luciola Licinio de C P Santospt_BR
dc.contributor.referee2Samira Zaidanpt_BR
dc.creatorAna Carolina Timo Alvespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T13:57:51Z-
dc.date.available2019-08-12T13:57:51Z-
dc.date.issued2008-08-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/HJPB-7KNERS-
dc.description.abstractThe purpose of this research was to evaluate the Normal Superior Veredas, a course aimed to the undergraduate degree of professors from public schools (state and municipal) located in Minas Gerais State. The center of this evaluation was the possible effects of this course on teaching practice. In order to make it, this work raised what competencies were expected within the courses pedagogical purposes and which one of those were effectively developed and practiced by the professors egressed. Two factors were considered: time of experience in teaching activity and duty hours. Possible influences of work conditions and professors profile on the development of the expected competences were also analyzed. Initially, the major normative directives within the field of undergraduate degree for basic education teachers in Brazil were raised from the promulgation of the Law of Directives and Bases of the National Education (Law 9394/96). In the next step, the use of the notion of competencies in the educational speech and especially in professors degree process were analyzed. The accomplished study has established connections between the normative field and the use of its competencies within Normal Superior Veredas pedagogical proposals in the context of regulation. Field research was developed by the creation of focus groups of professors egressed from the course, gathered under the two factors mentioned. The collected data were analyzed considering the foreseen competencies. The conclusion of the study was built based upon the importance that courses that aim to change teaching practice must consider not only professors profile and their works condition, but also the situational regulation that presides works organization in schools.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como objetivo avaliar o curso voltado para a formação em nível superior dos professores das redes públicas (estadual e municipais) denominado Normal Superior Veredas. O foco da avaliação foi os possíveis impactos desta formação na prática docente. Para tanto, foram levantadas quais as competências eram previstas na proposta pedagógica do curso e quais foram efetivamente desenvolvidas e praticadas pelos egressos. Dois fatores foram considerados: tempo de experiência na atividade docente e jornada de trabalho. Foram analisadas as possíveis influências das condições do trabalho docente e do perfil docente sobre o desenvolvimento das competências desejáveis. Inicialmente, foram levantados os principais normativos no campo da formação superior dos professores da educação básica no país, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96). Em seguida, foi analisado o uso da noção de competências no discurso educacional e, principalmente na formação de professores. O estudo efetuado estabeleceu conexões entre o campo normativo e o uso das competências na proposta pedagógica do curso Normal Superior Veredas no contexto de regulação. O trabalho de campo foi desenvolvido a partir da realização de grupos focais com os egressos, agrupados a partir dos dois fatores considerados. Os dados coletados foram analisados com base nas competências previstas. Concluiu-se o estudo fundamentando a importância de que cursos que visam à mudança da prática docente devem considerar não apenas o perfil docente e as condições de trabalho, mas dentro destas últimas, a regulação situacional que preside a organização do trabalho no interior das escolas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurso normal superior veredaspt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectAvaliação de impactospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores Formação profissionalpt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleAvaliação de impacto sobre a prática docente: um estudo sobre o curso normal superior veredaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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