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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Gestores escolares e projeto político-pedagógico: desafios e perspectivas para a educação de jovens e adultos
Autor(es): Cristiane Fernanda Xavier
primer Tutor: Leoncio Jose Gomes Soares
primer miembro del tribunal : Geraldo Magela Pereira Leao
Resumen: Este estudo investigou o papel dos gestores junto ao Projeto Político-Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as implicações da formação docente em sua prática. O desenvolvimento desta análise se deu no período entre 2006 e 2008. Para tanto, tal pesquisa esteve concentrada nos aspectos relacionados aos modos de atuação dos gestores escolares na construção e na implementação do Projeto Político-Pedagógico escolar, através da identificação dos desafios, dilemas e estratégias das gestões por eles desenvolvidas, no contexto da Escola Plural da Rede Municipal de Belo Horizonte/MG. A metodologia utilizada foi composta por questionário semi- aberto (para caracterização dos sujeitos da pesquisa de duas escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte, onde há turmas de EJA em funcionamento); além de ter sido, também, composta por observação e análise dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas onde os gestores pesquisados trabalhavam, como também se compôs do recurso da entrevista. O desenvolvimento dessa investigação está sustentado na idéia de que o Projeto Político-Pedagógico é um espaço de alteridade, de vivências e de aprendizagens, capaz de trazer substantiva significação e relevância ao contexto dos processos formativos da EJA, constituindo-se, ainda, como um espaço que guarda em si tanto a potencialidade emancipatória quanto a regulatória. Corroborando os princípios da Educação Popular, como fundamentos demandados pela prática educativa na EJA, esta pesquisa dialoga com os processos de formação docente, no que se refere às suas demandas e perspectivas, no intuito de destacar o papel dos gestores como sujeitos capazes de potencializar experiências educativas significativas na área, de fomentar a interlocução entre a EJA e suas raízes históricas de constituição e, finalmente, de ampliar os sentidos da escola e da formação escolarizada para os alunos e professores da EJA. Por fim, esta análise sinaliza como possibilidade e como estratégia de gestão o estabelecimento de parcerias firmadas entre escolas e universidade.
Abstract: The purpose of this research is to investigate the role of educational managers in a political and pedagogical project focused on the young and adult education (EJA) and the implications of teachers formation in relation to their practice from 2006 to 2008. In doing so, this study explores the aspects related to educational managers behavior towards the building and implementation of EJA project through the identification of the challenges, dilemmas and management strategies these professionals have developed, within the context of the so called Escola Plural of the municipal sector in Belo Horizonte, Minas Gerais State. The methodology applied consists of a semi-open questionnaire designed to characterize the research subjects belonging to two municipal schools of Belo Horizonte in which EJA classes are being held; moreover, observation and analysis of the political pedagogical projects of schools where the educational managers work as well as interviews have been adopted. The study is rooted in the idea that a political pedagogical project is regarded as an otherness space which provides relevant and meaningful learning experiences to the educational processes of EJA, besides being a space that keeps both emancipatory and regulatory potentialities. Confirming the principles of Popular Education as fundamentals required by the educational practices developed in EJA, this research keeps a dialogue with the teaching formation as far as demands and perspectives for EJA are concerned. It points out the role of educational managers as individuals who are able to potentialize meaningful educational experiences in the area, encourage the interlocution of EJA with is historical constitutional roots and widen the meanings of both the school and the schooling formation of EJA students and teachers. Finally, it presents evidences that partnerships between schools and universities for the construction of emancipatory educational practices within EJA can be viewed as a possible management strategy.
Asunto: Políticas públicas
Educação
Professores Formação profissional
Educação e Estado
Escolas Organização e administração
Educação de adultos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7KNEVS
Fecha del documento: 26-ago-2008
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