Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7KNJW2
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Meninas de Sinhá: a reinvenção da vida nas tramas do discurso musical
Autor(es): Thais Nogueira Gil
Primeiro Orientador: Rogerio Cunha de Campos
Primeiro membro da banca : Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Segundo membro da banca: Carlos roberto Jamil Cury
Terceiro membro da banca: Patricia Furst Santiago
Resumo: Este trabalho é um estudo qualitativo sobre um grupo musical conhecido como Meninas de Sinhá. É formado por 34 mulheres negras, idosas, de classes populares, residentes no Alto Vera Cruz, uma comunidade na periferia de Belo Horizonte. O grupo se formou com o objetivo de reunir senhoras que usavam medicamentos antidepressivos para interromperem a medicação. Encontraram na música a alegria de viver. Seu repertório inclui cantigas de roda, versos e canções próprias e de domínio público. Este trabalho procurou reconstituir a história desse grupo considerando o discurso dos sujeitos envolvidos neste processo. Para isso, foram realizadas observações, entrevistas semi- estruturadas com 7 integrantes do grupo, diálogos com as demais, filmagens, gravações, visitas às casas das entrevistadas, aos ensaios e shows, entrevistas com algumas pessoas que se relacionaram com o grupo. Assim, foi possível entender a trama do discurso musical. Trama aqui é entendida como o efeito de trançar uma rede de possibilidades, de construção de uma vida mais feliz por meio das trocas. As tramas deste discurso, com seus aspectos musicais e humanos, foram tecidas pelo grupo por meio da sua capacidade de significar e de costurar as contribuições daqueles que participam da sua história. O desenvolvimento do grupo se tornou evidente sob diferentes aspectos: pessoal, pois suas integrantes já não se sentem deprimidas; musical, pois no início cantava apenas canções de domínio público e, atualmente, inclui, composições próprias, tornando-se conhecido nacionalmente. Este trabalho é finalizado propondo ao grupo o desafio de não deixar perder a linha de sua trama inicial: promover a alegria e a saúde de suas integrantes por meio da música.
Abstract: This work is a qualitative study about a collective subject that transformed its members life through music practice. It concerns to a musical group known as Meninas de Sinhá, composed of 34 afro-descendent elderly women living in Alto Vera Cruz, a poor community in Belo Horizonte, MG. The group was formed aiming to joining some women who usually needed anti-depressant drugs. Since then, they could suppress the medication, bringing joy to themselves, to their families and to the community. The groups repertory includes ring around songs, verses and self-made or public domain songs. This work makes the reconstitution of the groups history, considering its subjects speech. After a long time of observation, semi-structured interviews and talks with 7 members of the group and of the community, films, recording, home visits, observation of shows and rehearsal, it became possible the understanding of the plot of the musical speech. In this context plot is assumed as the effect of making a net of possibilities, of building a happier life trough interchanges. In the research events were considered both according to the group subjects musical speech as well as that of the people who met them. The plots of this speech with its musical and human aspects were made by the group, according to its ability of giving a meaning and of joining the contributions of those who share its history. The group development became evident under different aspects. Personally, the group members no more feel themselves depressed. In relation to the musical aspect an improvement is noticed: in the beginning the group used to sing only songs of public domain and at present it has also his own compositions, becoming known throughout the country. This work is concluded proposing to the group the challenge of not loosing the line of its initial plot: to promote the joy and the health of its members, by means of the music.
Assunto: Canções folcloricas Minas Gerais
Educação
Música Aspectos sociais
Inclusão social
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7KNJW2
Data do documento: 29-Ago-2008
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