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dc.contributor.advisor1Geraldo Magela Pereira Leaopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Juarez Tarcisio Dayrellpt_BR
dc.contributor.referee1Dalila Andrade Oliveirapt_BR
dc.creatorShirley Jacimar Pirespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T01:24:09Z-
dc.date.available2019-08-10T01:24:09Z-
dc.date.issued2008-11-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/HJPB-7LTENT-
dc.description.abstractThe aim of the research work was to investigate the impact of a federal programme for transferring revenue to poor scholars for their education. We analysed the relation between social programmes for transferring revenue and the school, to find how far the inclusion of poor youths in these measures interfered, or not, with their schooling. We examined the concept of youth and the public policies for the segment characterized in the Programme, and the relation between youths and school. We studied a case chosen from one of the 60 Centres for the Young Agent Programme that exist in our city, considering three basic conditions: - that it should have a positive evaluation regarding the impacts expected in the programme; - that it should have been in process for at least 2 years; - that it should have a greater number of students attending the programme for longer that the last six months. These criteria were to assure that the study would allow an investigation of a case related to experience close to the model conceived by the Young Agent in the district of Belo Horizonte. It was a qualitative study, combining different data sources: - analysis of documents; - a closed questionnaire; - interviews, and - participating observation. Among the conclusions of this study, we can point out evidence of the impacts of the Young Agent in schooling of poor youths being related to the acquisition of individual abilities favourable to the attitude of the youth in school. However, the development of education for each one did not depend exclusively on those abilities, but were defined according to the strategies and experiments carried out during their social and school life.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa investigou os impactos de um programa federal de transferência de renda para jovens pobres na sua escolarização. Analisou-se a relação entre programas sociais de transferência de renda e a escola, indagando em que medida a inserção de jovens pobres em tais ações interferia, ou não, na sua experiência escolar. Verificou-se a concepção de juventude e de políticas públicas para juventude que caracterizavam o Programa e a relação entre juventude e escola. Realizou-se um estudo de caso em um núcleo do Programa Agente Jovem selecionado entre os 60 núcleos existentes na capital, a partir de três critérios básicos: que tivesse uma avaliação positiva segundo os impactos desejados pelo Programa, que fosse uma experiência estruturada há pelo menos dois anos e que tivesse maior número de jovens freqüentando o Programa há mais de seis meses. Esses critérios visavam garantir que o estudo de caso permitisse debruçar-se sobre uma experiência próxima à forma em que foi concebido o Agente Jovem, no Município de Belo Horizonte. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que combinou diversos instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário fechado, entrevistas e observação participante. Dentre as conclusões da pesquisa, destaca-se a constatação de que os impactos do Agente Jovem quanto à escolarização de jovens pobres estavam relacionados à aquisição de habilidades individuais que favoreciam a postura dos jovens na escola. No entanto, a trajetória escolar de cada um não dependia exclusivamente dessas habilidades, mas era definida de acordo com as estratégias e as experimentações que esses jovens construíam ao longo de sua vida social e escolar.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subject.otherEscola publicapt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.otherSociologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação e Estadopt_BR
dc.subject.otherEducação de adultos e Estadopt_BR
dc.titleJuventude(s), escola pública e programas sociais de transferência de rendapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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